BRUNO LARA

Bruno Lara é jornalista e escreve sobre comunidade diariamente neste espaço.

EXCLUSIVO CANOAS | MDB prepara para lançar Airton Souza como candidato a prefeito

Estratégia do MDB é levar Airton para o Governo do Estado, ficando mais livre para articular a candidatura e abrindo mais espaços.

As eleições são no ano que vem, mas o afastamento do prefeito Jairo Jorge (PSD) na Operação Copa Livre acelerou a disputa pela cadeira mais importante da cidade. O MDB já está com o bloco na rua, articulando para lançar o vereador Airton Souza como candidato a chefe do Executivo em 2024.

E isso não é segredo pra ninguém. Quem confirma é o próprio vice-presidente do partido, Márcio Antônio da Silva, o Marcinho. Ele assumiu o mandato na Câmara quando Airton se licenciou para ser candidato a deputado federal em 2022 e já se prepara para assumir novamente.

Na última eleição, em 2020, Marcinho conquistou 1.410 votos e ficou como primeiro suplente. A estratégia do partido agora é levar Airton para um espaço no Governo do Estado, apadrinhado pelo Vice-Governador Gabriel Souza (MDB), para poder se dedicar mais a construção da base de apoio. Com isso, Marcinho é quem deve assumir como vereador em Canoas e também trabalhar pela construção da base de apoio.

Até o momento, apenas o vereador Juarez Hoy (PTB) já manifestou explicitamente o interesse em concorrer. Jairo Jorge (PSD) e o prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques (Avante) também são cotados para a disputa. “Respeitamos as candidaturas que já estão postas, mas somos a maior bancada da Câmara, ao lado do PSD (com três vereadores cada), e é natural da política que se busque a cabeça de chapa”, afirma Marcinho.

Cristão evangélico, apoiador ferrenho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e identificado com as pautas da direita, Airton Souza atualmente é o terceiro vereador mais votado de Canoas. Ele foi eleito para o legislativo pela primeira vez em 2004 e, em 2018, fez a maior votação da história da cidade para a Câmara.

É de sua autoria a lei que implantou o plantão 24 horas nas farmácias e drogarias no município e a lei que torna obrigatório o ar-condicionado nos ônibus da cidade. Também foi idealizador do 1º Dia da Família Cristã em Canoas e já foi secretário de Desenvolvimento Econômico, liderando a implantação da Lei da Liberdade Econômica.

Marcinho também é uma figura conhecida da política canoense, com mais de 20 anos de filiação ao MDB. Foi secretário de meio ambiente, gestor nas secretarias de transporte e desenvolvimento social, além de subprefeito e coloca todo esse capital agora na construção da sigla. “É uma orientação nacional e estadual que o MDB tem que buscar candidatos a prefeito. Dos nossos três vereadores, um já manifestou que não quer, outro não se manifestou, e o Airton entendeu que essa é uma possibilidade quando concorreu a deputado”, garante o vice-presidente.

Mais Lidas

ÚLTIMAS DE BRUNO LARA

BOLSONARO ELEIÇÕES CANOAS

Bolsonaro deverá vir para Canoas apoiar candidatos do partido nas eleições municipais

Os vereadores de Canoas Airton Souza e Abmael Almeida estiveram com o ex-presidente Jair Bolsonaro na sede do Partido Liberal (PL), em Brasília, na última quarta-feira (24). A certeza de ambos é que Bolsonaro terá atenção especial com a cidade e deve vir durante as eleições para apoiar os candidatos da sigla.
CANOAS

Jefferson Otto é o novo líder do governo Jairo Jorge na Câmara de Vereadores...

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PSD) anunciou a nomeação do vereador Jefferson Otto (PSD) como líder do governo na Câmara de Vereadores. O parlamentar sucede o vereador Emílio Neto (PT) no cargo
Emenda 500mil

Hospital em Canoas ganha emenda de R$ 500 mil

O Hospital Universitário (HU) de Canoas ganhou nesta segunda-feira (22) uma emenda de R$ 500 mil. Os recursos são do gabinete do Senador Hamilton Mourão (Republicanos).

CANOAS: Jairo Jorge assume prefeitura, troca secretários e anuncia primeiras ações; Saiba quais são

Ele assumiu o posto com grande mobilização em frente ao paço municipal
error: Conteúdo protegido!