Rede de barbearias é investigada por lavagem de dinheiro feita por criminosos

Criminosos de Canoas e outras cidades da região foram investigados

CLIQUE AQUI e receba as notícias no WhatsApp

A Polícia Civil não divulga, mas a reportagem de Agência GBC apurou que a barbearia que era utilizada por uma organização criminosa para lavar dinheiro é a ‘El Cartel Fernandes’. A empresa tem filiais em Porto Alegre e no Rio de Janeiro.

A investigação da Delegacia de Repressão à Lavagem de Dinheiro apurou a criação de um esquema de lavagem de dinheiro com o objetivo de mascarar a origem ilícita dos valores que vinham de dois lugares: tráfico de drogas e das extorsões praticadas contra moradores de um loteamento em Viamão.

A estimativa da investigação é de que a organização criminosa tenha lavado R$ 33 milhões em dois anos e meio.

Além da barbearia, a polícia acredita que dois restaurantes, um em Novo Hamburgo e em Porto Alegre, também foram utilizados para a lavagem de dinheiro. Os nomes dos estabelecimentos não estão sendo divulgados.

A e reportagem de Agência GBC tentou contato com a barbearia, mas não obteve retorno.

Extorsão contra moradores

Cada um dos moradores dos cerca de 600 lotes era compelido a pagar uma mensalidade à associação. Aquele que não adimplir era ameaçado, agredido e expulso da comunidade. Os valores das extorsões são depositados nas contas da associação e passam por “contas de passagem” antes de aportarem nas contas dos criminosos e de empresas constituídas por eles ou por terceiros (laranjas).

Ofensiva

A Operação Xerxes teve a participação de 250 policiais civis que cumpriram 54 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão preventiva em Canoas, Porto Alegre, Viamão, Novo Hamburgo e Rio de Janeiro. Oito criminosos foram presos.

Além das prisões, foram apreendidos diversos carros de luxo.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!