CLIQUE AQUI e receba as notícias no WhatsApp
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da 2ª Delegacia de Polícia de Combate à Corrupção, deflagrou na manhã desta terça-feira (30), a Operação Falsum Indicium para investigar crimes de fraude de documento público e uso de documento falso.
A ação tem como alvo uma associação criminosa composta por dois advogados que buscavam realizar a permuta entre detentos do sistema prisional, com um deles sendo membro de uma facção criminosa ligada ao tráfico de drogas.
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em Novo Hamburgo e Cruz Alta. Durante as investigações, descobriu-se que os advogados falsificaram uma decisão judicial de um magistrado responsável pela Central de Transferência de Presos de Porto Alegre. Esse documento falso foi enviado por e-mail à Vara de Execuções Criminais de Cruz Alta, onde a fraude foi identificada pelo Poder Judiciário, impedindo a concretização da permuta dos presos.
Um dos advogados investigados já possuía antecedentes policiais por cometer os mesmos crimes. Ele havia apresentado um atestado médico falso para solicitar a conversão da prisão provisória em prisão domiciliar durante a pandemia de COVID-19, alegando razões humanitárias.