CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp
Atualmente, Canoas tem quatro atacados e está na expectativa para receber mais dois nos próximos anos (leia mais abaixo). Mas, você se lembra qual foi o primeiro a se instalar na cidade?
A coluna foi atrás. O primeiro foi o Macro Nacional na década de 90. Hoje, no mesmo prédio funciona o Atacadão do Grupo Carrefour e, por muitos anos, a estrutura foi dividida pelo Maxxi Atacado e pelo BIG – que fechou em 2019 após uma decisão administrativa do Grupo BIG -.
Como era a estrutura?
O atacado ocupava todo o prédio da Guilherme Schell, no bairro São Luís. Na época, ele vendia de tudo: desde alimentos até eletrodomésticos. Ele fechou em 1998 por uma decisão do Sonae Distribuição que tinha comprado a bandeira (e as lojas) do Nacional da família Pedrotti de Esteio.
No inicio dos anos 2000, os portugueses do Sonae, dividiram o prédio em dois: inauguraram a terceira filial do Hipermercado BIG no Rio Grande do Sul (a primeira foi o da Sertório em Porto Alegre e, o segundo, em Cachoeirinha) e o Maxxi Atacado.
Vale ressaltar que, na época, o atacado era fortemente focado no público que tinha pequenos comércios. Hoje em dia o público mudou e os estabelecimentos focam em todos os públicos.
Novos atacados
A coluna já antecipou, em dois momentos, que a cidade pode receber dois novos atacados nos próximos anos. O Grupo Zaffari (que administra o Cestto Atacado) e a Cia Zaffari (proprietária do Stok Center) estão de olho em terrenos nas margens da BR-116 para a construção de novas lojas.