Prefeitura de Canoas alerta para chuvas intensas nas próximas horas

O alerta foi emitido pelo Eclima

CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp

Com a manutenção do alerta de chuva forte entre domingo (3) e segunda-feira (4), a Prefeitura de Canoas está mobilizada em diversas frentes para evitar que os canoenses sofram com os possíveis danos causados pelos altos volumes de chuva previstos. Segundo o Escritório de Resiliência Climática (Eclima/Defesa Civil), as previsões meteorológicas indicam mais de 140 milímetros (mm) em questão de 72 horas.

“Os maiores volumes estão previstos ao longo da segunda, com vários picos de chuva forte a torrencial. Há alto risco de alagamentos mais amplos pela cidade”, explica o secretário-chefe do Escritório de Resiliência Climática (Eclima), Aristeu Ismailow.

O Gabinete de Gestão de Risco da Prefeitura está sendo atualizado sobre o cenário meteorológico pelo Eclima, no qual há avanço da instabilidade e a possibilidade de transtornos, como alagamentos.

Diversas secretarias, subprefeituras e departamentos municipais estão de sobreaviso para agir em ações emergenciais. Segundo o secretário municipal de Obras, Guilherme Molin, neste sábado (2), foram executados trabalhos preventivos em todos os quadrantes, principalmente recolhimento de lixos de descarte irregular, que representa riscos de entupimentos de bocas de lobo, e a limpeza na rede de drenagens. As ações foram realizadas por uma equipe de Obras e outras das subprefeituras.

As subprefeituras já possuem volumes de lona, em caso de necessidade, diante forte rajadas de ventos. Equipes também aproveitaram o período de tempo bom para revisar alguns pontos de risco, com uso do equipamento de hidrojato. Importante aliado no combate aos alagamentos, as Casas de Bombas terão equipes mobilizadas para controle do devido funcionamento da estrutura.

Os ginásios das escolas Paulo VI (Av. Irineu Carvalho Braga, 2781, Fátima) e Thiago Würth (Av. Rio Grande Do Sul, 4240, Mathias Velho) novamente servem de referência para receber eventuais famílias desabrigadas ou desalojadas.

Estratégias adotadas
Mobilização – Em alerta e mobilizado, o Comitê de Gestão de Risco terá reunião presencial na manhã de domingo (3), no Centro Integrado de Comando e Controle de Canoas (CICC), na Secretaria Municipal de Segurança Pública.

Monitoramento – A operação nas Casas de Bombas segue sendo monitorada por meio dos seus coordenadores, em conjunto com os agentes de mobilização. O trabalho será feito por equipes, em diferentes turnos, de modo ininterrupto.

Defesa Civil – Casos de emergência podem ser comunicados pelos telefones (51) 3476-3400 e (51) 99322-5764. O órgão também distribui lonas para as subprefeituras, caso necessário. O Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo 193.

Maquinário – Equipes das secretarias de Obras e de Serviços Urbanos permanecem de sobreaviso.
Subprefeituras – Equipes das subprefeituras vêm desenvolvendo ações de prevenção nos últimos dias, com hidrojateamento, limpeza de bocas de lobo e buscas para recolhimentos de galhos de árvores e entulhos.

Abrigos – Os ginásios das EMEFs Paulo VI (Av. Irineu Carvalho Braga, 2781, Fátima) e Thiago Würth (Av. Rio Grande Do Sul, 4240, Mathias Velho) serão abertos para receber eventuais famílias desabrigadas ou desalojadas.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!