Justiça determina que plano de saúde pague terapias para criança autista 

Mesmo com prescrição médica, a empresa teria negado o custeio do tratamento

CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp

Uma decisão judicial garantiu que uma família com uma criança autista tenha as terapias custeadas pelo plano de saúde. Além disso, a empresa não poderá impor limites de sessões ou de duração. 

LEIA MAIS NOTÍCIAS: CANOAS: ADOLESCENTE ENCONTRADO MORTO COM MÃOS AMARRADAS TINHA MARCAS DE AGRESSÕES NO ROSTO

A decisão liminar é da 4ª Vara Cível de Limeira, no Interior de São Paulo. Conforme a súmula 102 do Tribunal de Justiça de SP, é abusiva a negativa de cobertura de custeio do tratamento quando há indicação médica mesmo em duas situações: quando há o argumento de sua natureza experimental ou por não estar previsto no rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Entenda o caso

Durante o tratamento, a médica prescreveu para a criança o seguinte tratamento: psicoterapia, treino parental, fonoaudiologia, terapia ocupacional e fisioterapia. Conforme a profissional, o atendimento precoce é importante para o desenvolvimento pleno e qualidade de vida para a criança. 

Mesmo com a prescrição, a operadora do plano de saúde negou atendimento. A empresa alegou que sua abrangência territorial não compete ao atual domicílio do beneficiário. 

Na decisão, o juíz Marcelo Ielo Amaro considerou que a criança ficou exposta a uma “qualidade de vida sub-humana”. Além disso, o magistrado afirma que a liminar evita “danos maiores que a pessoa humana possa suportar”. 

*Com informações do ConJur

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!