CANOAS: Secretário de segurança avalia 5 primeiros meses no cargo e projeta próximas ações;  “A nossa estratégia é fortalecer a integração”, afirma

Pacífico fez um balanço do período e antecipou anúncios importantes

CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp

O delegado Guilherme Pacífico completou cinco meses à frente da Secretaria de Segurança Pública de Canoas. Para fazer um balanço do período, ele recebeu a reportagem da Agência GBC.

Durante a conversa, fez anúncios de investimentos importantes. Porém, Pacífico destaca desde o início da entrevista a integração entre as forças de segurança e o Executivo Municipal. “Eu reputo esse trabalho de diversas formas. Primeiro, a gente faz essa estratégia de enfrentamento conjunto. Aqui, nós temos um modelo de governança e eu ressalto que ele é o primeiro do Estado. O RS Seguro da Secretaria Estadual de Segurança Pública dialoga com o Canoas Mais Segura que começou por aqui em 2009 e vem se perpetuando”, comenta. 

Titular da pasta desde maio, o delegado também destaca a importância do Observatório de Segurança Pública no trabalho integrado entre Brigada Militar, Polícia Civil e Secretaria Municipal de Segurança Pública. “Para que o trabalho não seja feito às cegas, o observatório é o nosso grande norteador. Ele faz a análise de todos os indicadores criminais: dia, data, local em que ocorreram os crimes. Um exemplo: a dinâmica do roubo de carros no Guajuviras é diferente dos que acontecem no Mathias Velho. Para que a gente não vá às cegas para o enfrentamento, nós nos baseamos nos dados. 

“A nossa estratégia é fortalecer a integração”, pontua Pacífico. 

Investimento em tecnologia 

“É papel da Segurança Pública municipal ser integração tecnológica”, comenta ao destacar que uma das metas principais da pasta é o fortalecimento do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). “Ele é o espaço do município para aquela intervenção 24/7 das forças de segurança e defesa social. Um exemplo recente é as catástrofes climáticas que vem atingindo o Rio Grande do Sul. o nosso CICC abre o seu gabinete de gestão de risco/crise para a intervenção de prevenção e atuação. Por isso, um dos nossos desafios, é potencializar este espaço. Hoje, só o município está aqui, nosso objetivo é que todas as forças de segurança estejam aqui.”

Mas, o avanço tecnológico, conforme Pacífico, não para por aí. “Nós estamos fortalecendo o nosso cerco inteligente para controlar as entradas e saídas de veículos da cidade. O prefeito quer a retomada do detector de disparo de arma de fogo. Isso está no programa de governo dele. O equipamento funcionou de 2010 a 2014. Nós estamos projetando para que ele seja instalado nos locais em que, historicamente, estão concentrados os maiores índices de homicídio que são os bairros Guajuviras e Mathias Velho. Tudo isso são investimentos. e estamos correndo atrás disso.”

Prevenir o crime 

Além da integração e dos investimentos, o secretário destaca outro eixo importante do combate à criminalidade e que hoje é um desafio: a prevenção. “Como eu posso unir saúde, educação, moradia, emprego e renda como
forma de prevenção ao crime? Essa é uma das nossas metas também”, pontua 

Quem é o secretário? 

Natural de Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, Pacífico é graduado em Direito pelo Instituto Metodista Bennett do Rio de Janeiro. Em 1999, já atuava como delegado no Rio Grande do Sul, no município de Campo Bom. Com 24 anos de carreira na área policial, tem em seu currículo passagem por diversas cidades e núcleos da Polícia Civil, como o Deic, Delegacia Fazendária e Delegacia de Combate à Roubo de Cargas. 

Em 2008, é transferido para a 1ª DP de Canoas e em 2012, assume o comando da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (2ª DPRM). Ele é um dos responsáveis por uma das mais bem-sucedidas operações já realizadas pela polícia gaúcha: a Cova Rasa, de 2009, que resultou na prisão de mais de 40 pessoas envolvidas em assassinatos motivados pelo tráfico de drogas em Canoas.

De 2011 a 2012, foi subsecretário de Integração Institucional da Secretaria de Estado de Segurança e Defesa Social do Espírito Santo. Já entre 2013 a 2014, foi secretário de Segurança Pública e Cidadania de Canoas. Ao encerrar sua primeira passagem como secretário, ocupou o cargo de subsecretário de Estado de Integração Institucional da SESP. Em 2021 retorna ao Rio Grande do Sul e passa a ser o chefe de gabinete da Secretaria de Segurança Pública, onde permaneceu até março de 2023.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!