CANOAS: Saiba como funciona a distribuição gratuita de absorventes

Em Canoas, 46 estabelecimentos estão credenciados, atualmente, na iniciativa

CLIQUE AQUI para receber as
notícias pelo WhatsApp

Por questões financeiras, 42% das adolescentes e jovens brasileiras que menstruam utilizam um absorvente por mais tempo que o indicado e 20% já perderam um dia de aula, por exemplo, por não ter acesso ao produto. O dado foi divulgado pelo Ensino Social Profissionalizante (Espro). Com o anúncio do Ministério da Saúde sobre a distribuição gratuita de absorventes para pessoas em vulnerabilidade social, a Prefeitura esclarece quais os critérios e local para a retirada dos protetores.

Segundo a Secretaria de Saúde, os absorventes podem ser retirados apenas nas farmácias credenciadas no Programa Farmácia Popular, que podem dispensar 40 absorventes por pessoa a cada 56 dias, desde que o perfil esteja alinhado com todos os requisitos. Em Canoas, 46 estabelecimentos estão credenciados, atualmente, na iniciativa. As farmácias têm autonomia para aderir ou não ao novo programa.

Poderão receber os itens de higiene estudantes de baixa renda das instituições públicas de ensino, pessoas em situação de vulnerabilidade social extrema (que recebem de até R$ 218 por mês) ou em situação de rua. É preciso ter idade entre 10 e 49 anos e estar inscrita no Cadastro Único (CadÚnico).

Para retirar o protetor, é necessário que a pessoa beneficiária apresente a seguinte documentação:

  • Documento oficial com foto e número do CPF ou documento de identidade em que conste o número do CPF;
  • Autorização do Programa de Dignidade Menstrual, em formato digital ou impresso, que deve ser gerado via aplicativo ou site do Meu SUS Digital, com validade de 180 dias.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!