CLIQUE AQUI para receber as notícias pelo WhatsApp
Jairo Jorge (PSD) voltou a assumir o cargo de prefeito de Canoas nesta terça-feira (2), após nova decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). No mesmo dia, ele assumiu o posto com grande mobilização em frente ao paço municipal, fez uma reformulação na equipe e no secretariado e anunciou as medidas que deve adotar nos próximos 90 dias.
Um dos primeiros atos foi demitir todos os secretários e diversos cargos em comissão. No lugar, já entraram os três primeiros nomes. Na secretaria da Fazenda assume João Portela, já a Segurança ficará por conta de Guilherme Pacífico. Aristeu Ismailow será o nome da Educação.
Segundo Jairo Jorge, este é o momento de arrumar a casa. “Agora vamos olhar para frente, colocar as pessoas certas no lugar certo e vamos fazer um diagnóstico das finanças. As maiores arrecadações IPTU e IPVA foram gastas e não foram para enfrentar as crises que a cidade está atravessando”, avalia.
Ele anunciou as áreas prioritárias, que receberão mais atenção nos primeiros três meses.
- “Vamos trabalhar em áreas centrais: Saúde, que tem uma epidemia que precisa de uma resposta concreta, efetiva;”
- “A questão da educação, pois nunca aconteceu na cidade faltar merenda para as crianças. É algo inédito e preocupante. Quando falta merenda está afetando a vida de famílias;”
- ”Vamos retomar o choque de limpeza. A tempestade de janeiro parece que aconteceu ontem”
- ”E a segurança pública, quando há crescimento do crime organizado, temos que agir fortemente com a brigada militar, polícia civil, ministério público, poder judiciário. Tudo em um prazo de 90 dias, pois não existe mágica.”
O prefeito está otimista que não haverá novos afastamentos no futuro. “Quem nada faz, talvez não tenha processos, mas eu sei o que eu fiz no verão passado. Lamento tudo isso que ocorreu e vou tentar amenizar esse sofrimento com trabalho, com foco. Dentro de 90 dias a gente vai recuperar a cidade, colocar no rumo certo”, garante.