Trensurb já tem data para voltar a circular em Porto Alegre. No final da tarde desta segunda-feira (8), a empresa divulgou que pretende retomar a circulação de trens entre as estações Novo Hamburgo e Farrapos até o dia 20 de setembro. A previsão está dentro do plano de recuperação da empresa.
De acordo com a estatal, para retomar a operação no trecho, é necessário realizar a recuperação dos sistemas de abastecimento e proteção de energia. Com a enchente de maio, duas das cinco subestações da empresa e cabines de proteção ao longo da linha, ficaram alagadas. A água causou danos permanentes aos equipamentos de alta tensão. Na prática, isso prejudica o fornecimento de energia para a tração dos trens.
Além disso, para que os trens voltem a circular no trecho, a estatal informa que é necessária a recuperação da via permanente dos trilhos. O trabalho deverá ser realizado em um trecho de 22 quilômetros.
Para que as estações Fátima, Niterói, Anchieta, Aeroporto e Farrapos sejam reabertas, a empresa prevê recuperar três cabines de proteção do sistema de abastecimento de energia.
Trensurb já tem data para voltar a circular em Porto Alegre: quando vai até a Mercado?
Ainda, conforme a Trensurb, as estações São Pedro, Rodoviária e Mercado deverão reabrir até o dia 24 de dezembro. Porém, neste trecho, a estatal acredita que cumprirá o prazo com restrições de velocidade e nos intervalos entre viagens.
Passagem mais barata até Porto Alegre
Além dos anúncios de datas, a Trensurb informou que a partir do próximo sábado (13) o trajeto de ônibus que sai da Estação Mathias Velho, em Canoas, até Porto Alegre ficará mais barato. O motivo é que a Trensurb voltará a cobrar os R$ 4,50 e esse valor também dará direito ao usuário embarcar no coletivo da Transcal sem pagamento adicional.