24.9 C
Canoas
13 de outubro de 2024

Cardiologista aponta os 5 alimentos que “limpam” os vasos sanguíneos 

No entanto, especialistas alertam que a comida não substitui remdios. Você não deve abandonar o uso de medicamentos sem o consentimento do seu médico

Manter a saúde dos vasos sanguíneos é essencial para prevenir doenças cardiovasculares. Por isso, a boa notícia é que alguns alimentos podem ajudar a desobstruir as artérias e proteger o coração, de acordo com o cardiologista Roque Savioli.

Alguns alimentos têm a capacidade de “limpar” os vasos sanguíneos, mas eles devem fazer parte da dieta mediterrânea, composta por vegetais, frutas, cereais, sementes, ovos e derivados. 

LEIA MAIS:

Confira a seguir cinco alimentos que podem “limpar” suas artérias:

1. Sardinha: Este peixe, acessível e de baixo custo, é uma excelente fonte de ômega-3 e coenzima Q10, que protegem o coração e os músculos. Porém, o cardiologista Savioli recomenda consumir sardinha pelo menos duas vezes por semana..

2. Beterraba: A beterraba é conhecida como a “rainha do óxido nítrico”, um vasodilatador natural que o corpo produz após o consumo do vegetal. 

Esse efeito facilita a circulação sanguínea, melhora o fornecimento de oxigênio e nutrientes para os músculos e ajuda a controlar a pressão arterial. O cardiologista recomenda consumir beterraba crua, seja em saladas ou sucos, especialmente no café da manhã.

3. Couve: Rica em magnésio, a couve protege o coração e alivia dores de forma eficaz. Savioli recomenda que você a consuma crua, em sucos ou refogada.

4. Chocolate: O chocolate amargo com pelo menos 70% de cacau é um aliado na prevenção de doenças cardiovasculares. Consumir uma lasca de aproximadamente 10 gramas três vezes ao dia, somando 30 gramas de chocolate amargo diariamente é ideal.

Além de proteger o coração, o chocolate amargo também ajuda a diminuir a vontade de comer doces.

5. Batata Yacon: Originária dos Andes, a batata Yacon é especialmente benéfica para pessoas com diabetes e problemas cardíacos, graças ao seu poder antioxidante. 

No entanto, especialistas alertam que a comida não substitui remdios. Você não deve abandonar o uso de medicamentos sem o consentimento do seu médico.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!