No último sábado (12), a Base Aérea de Canoas enfrentou a interrupção de quatro pousos e quatro decolagens de voos comerciais devido a um buraco na pista.
Segundo a Fraport, que gerencia a operação, o buraco surgiu em razão do intenso tráfego aéreo. Contudo, a equipe conseguiu solucionar o problema ainda na noite de sábado, pouco após as 22h, e a pista foi prontamente reaberta.
LEIA MAIS:
- Trensurb vai investir mais de R$ 80 milhões para obras em Canoas; Entenda
- Aeroporto de Canoas não terá Expoaer no Dia das Crianças
- Aeroporto de Canoas vai parar de receber voos comerciais; Saiba a data
Oito voos são cancelados por buraco na pista da Base Aérea de Canoas: lista de cancelamentos
Todos os voos afetados conectavam Porto Alegre a São Paulo. O primeiro cancelamento ocorreu com um voo que partiu do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, previsto para pousar em Canoas às 15h40.
Confira os voos cancelados:
Pousos:
Voo AD9002 – 15:40 – origem Viracopos
Voo LA9214 – 17:45 – origem Guarulhos
Voo LA9216 – 19:30 – origem Guarulhos
Voo AD4960 – 21:15 – origem Guarulhos
Decolagens:
Voo AD9003 – 17:00 – destino Viracopos
Voo LA9215 – 19:05 – destino Guarulhos
Voo LA9217 – 21:00 – destino Guarulhos
Voo AD4961 – 22:15 – destino Guarulhos
Leia também
Base Aérea de Canoas não vai mais receber voos comerciais
A Base Aérea de Canoas (BACO) está recebendo voos comerciais desde maio. Ela tem funcionado como alternativa para o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, que fechou devido aos estragos causados pela enchente. Porém, o terminal na Capital já tem data para voltar a funcionar.
Conforme a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o Salgado Filho será reaberto parcialmente em 21 de outubro. Com isso, a BACO deverá receber voos da Azul, Gol e Latam até o dia 20 de outubro.
Expoaer cancelada em 2024
Devido a operação dos voos comerciais, a BACO confirmou no dia 9 de outubro que a Expoaer 2024 está cancelada. O motivo O uso da área destinada à Expoaer está impossibilitado devido a movimentação das operações das aeronaves comerciais.
Shopping virou terminal de passageiros
No inicio das operações comerciais na Base Aérea, o processo de embarque e desembarque era feito em um terminal montado no ParkShopping Canoas. Após o check-in, os passageiros embarcavam em um ônibus e iam até a BACO para embarcar no avião. O mesmo processo ocorria com quem chegava ao Estado. Com a reabertura parcial do Salgado Filho, em julho, a concessionária desativou a estrutura no shopping. Porém, os pousos e decolagens seguiram sendo realizadas em Canoas.
Base Aérea de Canoas deixará de receber voos comerciais: como será a retomada do Salgado Filho
De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, a retomada do Aeroporto Internacional Salgado Filho será com 128 voos diários em outubro. Em dezembro, data em que está prevista a conclusão das obras de reparos da pista, o terminal voltará a receber voos internacionais.