Se você começou recentemente a praticar exercícios físicos e tem o objetivo de ganhar massa magra mas não quer gastar com suplementos alimentares, conheça as cinco frutas ricas em proteínas para variar a sua dieta e turbinar seu treino.
Este nutriente é encontrado em diversos alimentos, principalmente em carnes e vegetais. Além disso, as frutas fornecem também fibras e vitaminas, essenciais para quem quer manter uma dieta equilibrada.
LEIA MAIS:
- Saiba 5 doenças que o suco de banana pode “curar”
- Lojas tem descontos de até 80% no dia dos solteiros
- Caixa está fora do ar? Usuários relatam instabilidade no aplicativo
Confira cinco frutas ricas em proteínas
Abacate
O abacate é uma fruta rica em gorduras saudáveis (principalmente monoinsaturadas), mas, como você mencionou, também contém cerca de 2g de proteína por 100g.
Seu grande destaque é a versatilidade: você pode usá-lo em saladas, vitaminas, guacamole e combiná-lo com outras fontes de proteína, como ovos ou peito de frango grelhado. Ele se torna especialmente nutritivo quando é consumido com outros alimentos ricos em proteínas ou fibras.
Goji Berry
O Goji Berry é uma fruta pequena, rica em antioxidantes, com cerca de 4g de proteína por 100g (na versão seca). Uma porção de 30g é uma excelente opção pós-treino, pois fornece não apenas proteínas, mas também antioxidantes e aminoácidos essenciais para a recuperação muscular.
Eles podem ser adicionados a iogurtes, smoothies ou saladas, e também podem ser consumidos como um snack saudável.
Framboesas
As framboesas são uma ótima opção, não só pela quantidade de proteínas (aproximadamente 1,5g por 100g), mas também pelas fibras que ajudam na digestão. Elas podem ser consumidas in natura, em smoothies, ou combinadas com aveia e iogurte. Outra excelente opção é usá-las com proteína em pó, tornando a refeição ou o lanche ainda mais nutritivo.
Goiaba
A goiaba é uma fruta muito rica em vitamina C, e como você mencionou, contém cerca de 2,6g de proteína por 100g. Ela pode ser consumida fresca, em sucos ou smoothies. Para um pós-treino, combinar a goiaba com nozes ou sementes é uma ótima escolha, pois as gorduras saudáveis das nozes ajudam na recuperação muscular.
Banana
A banana contém cerca de 1,3g de proteína por 100g. Embora tenha uma quantidade de proteína menor em comparação com outras frutas, ela é uma excelente fonte de carboidratos, o que é essencial para repor o glicogênio muscular após o treino.
A banana pode ser consumida sozinha, ou combinada com outras fontes de proteínas, como iogurte ou manteiga de amendoim, para um lanche balanceado.