Leonardo Pascoal (PL), atual prefeito de Esteio, assumirá o cargo de secretário da Educação de Porto Alegre a partir de 2025. O presidente municipal do PL, deputado federal Luciano Zucco, indicou o prefeito. O anúncio oficial aconteceu no último domingo (17).
Quem é Leonardo Pascoal
Pascoal, que finaliza seu segundo mandato em Esteio, se destaca pelo sucesso de sua gestão na área educacional, onde a cidade obteve o melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Em 2023, Esteio alcançou a nota 6,0 para os anos iniciais e 5,2 para os anos finais, enquanto Porto Alegre apresenta índices inferiores, com 4,9 e 4,1.
Queda na qualidade da educação em Porto Alegre
Pascoal assumirá a missão de melhorar os índices de aprendizado e implementar mudanças significativas na educação da capital. A gestão da área no atual governo marcou-se pela queda no desempenho dos alunos e por investigações de corrupção.
A polícia prendeu temporariamente a ex-secretária de Educação, Sônia da Rosa, em janeiro, acusada de fraudes em compras e recebimento de propinas.
LEIA MAIS:
- Ministério da Educação cria projeto para proibir celulares em sala de aula; Entenda
- Airton Souza convida prefeito de Esteio para equipe de transição em Canoas
Assim, uma das principais responsabilidades de Pascoal será liderar a transformação da educação em Porto Alegre, incluindo a proposta de um pacto entre governo, sociedade civil e servidores municipais para modernizar e melhorar a qualidade do ensino.
Além disso, Pascoal ajudará a revisar o sistema de escolha dos diretores de escolas, um tema que já gerou polêmica durante a transição. O prefeito Sebastião Melo considerou a criação de um sistema de lista tríplice, mas Pascoal alertou que essa prática não teve êxito em Esteio.