Os contribuintes que pagarem o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e a Taxa de Coleta de Lixo (TCL) de 2025 de forma antecipada, em cota única, até o dia 2 de janeiro, garantem um desconto que pode chegar a 15% do valor devido em Canoas.
Portanto, 10% de desconto por antecipação e mais 5% de desconto para quem não possui débitos nos últimos dois anos ou 2,5% para o bom pagador, sem débitos, no último ano.
LEIA MAIS AQUI:
- Moradores relatam mais de 10 chamados para a RGE antes de motociclista morrer enroscado em fio de energia
- Trabalhadores poderão perder direito ao abono salarial; Entenda
- Lei pode garantir auxílio por mais dois anos para vítimas da enchente; Entenda
Parcelamento para quitação do IPTU em Canoas
De acordo com a Secretaria Municipal da Fazenda de Canoas, a outra possibilidade de quitação do imposto é o parcelamento em oito vezes, com vencimentos no dia 10 de cada mês, de fevereiro a setembro.
Para vítimas atingidas pela enchente
Os contribuintes cujos imóveis atingidos pela enchente histórica deste ano e que pagaram as parcelas do IPTU de 2024 com vencimento a partir de maio terão desconto correspondente a esses valores no IPTU e na TCL de 2025.Os carnês atuais informam o valor total deste desconto, que inclui o tributo, os juros e a multa pagos. Para aqueles que pagaram a o IPTU/TCL 2024 em cota única do IPTU e da TCL, receberão o desconto no valor equivalente a estas cinco parcelas.
A aplicação dos respectivos descontos acontece automaticamente e os valores aparecem em destaque na primeira página do carnê.
Quitação do IPTU 2024 com desconto em Canoas
De acordo com a Fazenda Municipal, aqueles que quiserem quitar o valor devido de 2024 ainda podem garantir um desconto. Mas isso so será possivel se pagarem esse valor até o final deste ano. Para isso, necessário gerar um único boleto das parcelas devidas que receberão desconto de 100% na multa de mora e 20% nos juros devidos.
Para tirar dúvidas entre em no site da prefeitura www.canoas.rs.gov.br/receitacanoasatende, ou tire duvidas pelo telefone (51) 3425-7610. No telefone selecione a opção 3 ou busque o atendimento presencial na unidade da Fazenda no Centro, na Rua Frei Orlando, 68.
Os contribuintes que possuem Débito Direto Autorizado (DDA) já podem encontrar os boletos no seu banco e programar o pagamento.