Imagens de câmeras de segurança revelaram os últimos momentos do avião Cheyenne 400 (PR-NDN) antes de cair sobre uma loja em Gramado, na Serra Gaúcha, na manhã deste domingo (22). Os vídeos mostram a aeronave taxiando no pátio do Aeroporto de Canela e decolando com destino a Florianópolis.
As imagens, capturadas por volta das 9h, exibem detalhes das condições meteorológicas no momento da decolagem. O céu apresentava nuvens baixas, mas sem sinais aparentes de chuva ou vento intenso que pudessem interferir no voo.
LEIA MAIS:
- Manifestantes pedem doações de cestas básicas no Fort Atacadista
- Tradicional loja de materiais de construção encerra atividades após 30 anos
- Marinha do Brasil abre concurso com 500 vagas e salários de R$9 mil
Outro vídeo registrou a decolagem do Cheyenne 400, que parecia seguir uma rota normal até desaparecer do campo de visão da câmera. Pouco tempo depois, a aeronave perdeu altitude abruptamente e colidiu contra uma loja na Avenida das Hortênsias, em Gramado.
Câmeras registram momento em que avião decola antes de cair em Gramado: qual era o destino do avião
De acordo com informações apuradas pela reportagem da Agência GBC, a aeronave decolou do aeroporto de Canela e tinha como destino final a cidade de Jundiaí, no Interior de São Paulo. Logo após a decolagem, o avião colidiu na chaminé de um prédio e depois no segundo andar de uma residência. Por fim, ela caiu sobre uma loja de móveis. Destroços ainda atingiram uma pousada.
Confome o governador Eduardo Leite, há vítimas fatais no acidente (leia mais abaixo).
O local do acidente está isolado pela Brigada Militar (BM) para os trabalhos de resgate do Corpo de Bombeiros. A queda será investigada pela Polícia Civil.
Governador Eduardo Leite confirma vítimais fatais em queda de avião em Gramado
O governador Eduardo Leite confirmou que há vítimas fatais na queda do avião de pequeno porte em Gramado. Em mensagem publicada nas redes sociais, Leite destacou que estava indo até a cidade para acomapnhar os trabalhos das equipes de segurança e resgate.
“No momento, a prioridade é garantir o isolamento da área e atender as vítimas que sofreram ferimentos. Infelizmente, as informações iniciais dão conta de que os ocupantes da aeronave não sobreviveram”, afirma Leite em postagem na rede social X.
Além disso, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, pelo menos 15 pessoas estão em atendimento médico em hospitais da região. Grande parte dos pacientes precisaram de atendimento médico devido a inalação de fumaça.
O que se sabe sobre o acidente?
Um avião de pequeno porte caiu na manhã deste domingo (22) em Gramado, na Serra Gaúcha. A aeronave, que decolou do Aeroporto de Canela, caiu minutos após a decolagem e atingiu casas e comércios nas margens da Avenida das Hortências.
Informações preliminares da Brigada Militar (BM), é que a aeronave tinha entre oito e 10 ocupantes.
Leia na íntegra nota do governador Eduardo Leite
“Estou acompanhando junto às forças de segurança do Estado o triste episódio de queda de uma aeronave em Gramado. Estamos com todo o efetivo do município e de Canela mobilizado para atender a ocorrência. Também estou me deslocando para acompanhar a operação no local. No momento, a prioridade é garantir o isolamento da área e atender as vítimas que sofreram ferimentos. Infelizmente, as informações iniciais dão conta de que os ocupantes da aeronave não sobreviveram.”