O prefeito de Canoas, Airton Souza (PL), cumpre agenda em Brasília desde a última quarta-feira (8). O chefe do Executivo Municipal busca recursos para a reconstrução da cidade e proteção contra enchentes.
Nesta quinta (9), Airton se reuniu com a secretária-adjunta de Recursos Hídricos da Secretaria Especial do Programa de Aceleração do Crescimento da Casa Civil, Cristiane Collet Battiston. Eles discutiram o acesso da administração municipal aos recursos do Fundo para as obras de proteção contra cheias no Rio Grande do Sul.
LEIA MAIS AQUI:
- Moradores canoenses estão sem água nesta quinta
- Pix deixará de ser gratuito? Veja o que diz a Receita Federal
- Caixa Tem lança cartão de crédito; Limite inicial é de R$ 800
“Seguimos em Brasília em busca de recursos para a reconstrução de Canoas”, disse Airton após o encontro.
De acordo com o secretário municipal da Fazenda, João Batista Portela, que também participou da reunião, Canoas tem cerca de R$ 1 bilhão disponível no fundo. “Fomos saber exatamente como isso vai funcionar e como o município pode agilizar esse processo”, relata.
O deputado federal Luiz Carlos Busato também acompanhou o encontro.
Mobilidade Urbana, educação e saúde em Canoas na pauta em Brasília
Ainda em Brasília, Airton acompanhado de Portela e Busato se reuniram com representantes dos ministérios da Educação, Saúde e Mobilidade Urbana. Na última pasta, a comitiva de Canoas buscou informações sobre o financiamento de ações para beneficiar o sistema de mobilidade na cidade.
Já na saúde, de acordo com Busato, a comitiva discutiu melhorias para o Hospital Universitário (HU). “É um hospital importante e nós precisamos ter uma diretriz sobre o que nós vamos fazer”, afirma o deputado.
Conforme Airton, a comitiva retorna para Canoas nas próximas horas. “Saí daqui bastante otimista porque acredito que nós encontramos a solução para resolver em um curto período de tempo o problema da saúde de Canoas”, finaliza o prefeito.