Aposentados do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) que recebem pagamento maior que um salário mínimo terão um reajuste de 4,77% do valor. Pensionistas do Instituto também vão receber benefício reajustado.
O reajuste equivale ao INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) registrado de janeiro a dezembro do ano passado e divulgado nesta sexta-feira (10) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Os beneficiários que recebem aposentadoria desde 1º de fevereiro de 2024 receberão o reajuste integral. Já os aposentados e pensionistas que começaram a receber após essa data receberão o aumento proporcional ao número de meses em que o benefício foi pago.
Quando aposentados e pensionistas do INSS vão receber reajuste?
O governo depositará os novos valores corrigidos pelo salário mínimo a partir de 27 de janeiro para quem recebe o piso nacional de R$ 1.518 em 2025. Quem recebe acima do salário mínimo começará a receber a partir de 3 de fevereiro. O beneficiário pode consultar a data de pagamento pelo número final do cartão de benefício, desconsiderando o último dígito verificador.
O que é IPCA?
O IBGE calcula o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é o indicador oficial da inflação no Brasil. Ele mede a variação dos preços de uma cesta de produtos e serviços consumidos pelas famílias brasileiras, como alimentos, habitação, transporte e saúde. O Banco Central usa o IPCA para definir a meta de inflação e ajustar a política monetária. Esse índice reflete como as mudanças nos preços afetam o poder de compra da população.
LEIA MAIS:
- Governo cria auxílio de R$60 mil para pessoas com deficiência causada pelo vírus Zika
- Pagamento do Bolsa Família, veja calendário de pagamentos de 2025
- O que é o BPC e quem tem direito