O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu dois alertas de temporal para o Rio Grande do Sul, indicando condições climáticas adversas nas próximas horas. Dessa forma, o primeiro alerta, com grau de severidade de “Perigo Potencial”, começou às 10h deste domingo (19) e segue até as 23h59.
As previsões apontam chuva de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos entre 40 e 60 km/h e possibilidade de queda de granizo. Embora os riscos sejam baixos, há chances de corte de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de galhos de árvores e alagamentos.
LEIA MAIS:
- Porto Alegre tem chuva forte com granizo; Chuva provoca série de alagamentos
- Chuva causa alagamentos em Porto Alegre; Água invade lojas
- Chuva forte causa enchente em Santa Catarina
Segundo alerta de temporal
O segundo alerta, mais severo, classificado como “Perigo”, inicia às 22h de domingo e vai até as 10h de segunda-feira (20). Nesse período, a previsão é de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos que podem atingir de 60 a 100 km/h e também queda de granizo. Com esse cenário, o risco de corte de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos aumenta significativamente.
O INMET orienta que, em caso de rajadas de vento, as pessoas evitem se abrigar sob árvores e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda, para reduzir o risco de acidentes. Além disso, recomenda-se desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, quando possível. Mais informações podem ser obtidas com a Defesa Civil, pelo telefone 199, e com o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.
A previsão do tempo indica que a semana deve começar com chuvas em diversas regiões do Rio Grande do Sul. Contudo, é fundamental lembrar que os modelos climáticos podem se atualizar, o que pode alterar a previsão inicial.