11.9 C
Canoas
01 de junho de 2025
ServiçoMetSul alerta para chuva extrema no Rio Grande do Sul

MetSul alerta para chuva extrema no Rio Grande do Sul

MetSul alerta para chuva volumosa no Rio Grande do Sul nos próximos dias

A MetSul Meteorologia alerta para chuva extrema no Rio Grande do Sul entre esta quinta-feira (27) e a próxima sexta (28).

De acordo com previsão publicada em seu site, a MetSul detalha que um rio atmosférico irá favorecer chuva de forma intensa com grandes acúmulos em curto período de tempo. O corredor atmosférico vem da Amazônia e deverá atuar em partes da Argentina, do Uruguai e do Sul do Brasil.

LEIA MAIS:

“O rio atmosférico traz abundante umidade com elevados índices de água precipitável, o que ao interagir com a massa de ar quente que cobre a região, favorece episódios de chuva muito forte e intensa localizados”, pontua a MetSul em seu site.

MetSul alerta para chuva extrema no Rio Grande do Sul: altos volumes em pouco tempo

Conforme a MetSul, a previsão indica chuvas de 100mm a 200mm em menos de três horas. Na prática, significa quase a média da quantidade de chuva esperada por um mês. Com isso, aumenta a chance de alagamentos e inundações.

Além disso, a chuva forte pode ocorrer entre a tarde a noite, devido ao aquecimento.

“O Rio Grande do Sul e Santa Catarina têm um risco aumentado destes eventos de chuva excessiva localizada nos dias de hoje e amanhã por conta do corredor de umidade. Não é possível, porém, pontuar quais locais serão afetados ante o caráter isolado de microescala destes eventos”, destaca a MetSul em seu site.

Por fim, a previsão alerta para além da chuva volumosa, a chance de temporais isolados com granizo causados. A interação do rio atmosférico com a massa de ar muito quente e instável poderá formar tempestades.

MATÉRIAS RELACIONADAS
PUBLICIDADE