Imagens de monitoramento flagram o momento em que um homem jogou um cachorro no lixo dentro de uma sacola em Nova Santa Rita; animal estava ferido, foi resgatado, mas não resistiu aos ferimentos
Câmeras de monitoramento registraram um homem descartando um cachorro gravemente ferido dentro de um contêiner de lixo no Loteamento Popular, em Nova Santa Rita. O crime aconteceu no último sábado (22).
Populares encontraram o cão agonizando dentro de um saco e acionaram a equipe do Bem-Estar Animal. Apesar dos esforços dos veterinários, o animal não resistiu.
Polícia de nova Santa Rita investiga suspeito identificado
Após analisar as imagens do videomonitoramento, a Polícia Civil identificou o suspeito. A investigação está em andamento, e um inquérito foi instaurado para que ele responda pelo crime.
🔴 REVOLTANTE | Homem é flagrado jogando cachorro no lixo em Nova Santa Rita. CLIQUE NO LINK E LEIA MAIS: https://t.co/LtWRDOSYq0 pic.twitter.com/nBwn2Cw5di
— Agência GBC (@AgenciaGBC) March 31, 2025
Maus-tratos a animais é crime e pode levar à prisão
A Lei Federal 9.605/1998 prevê punições para quem maltrata, fere ou mutila animais, com pena de três meses a um ano de detenção, além de multa. No entanto, em casos que envolvem cães e gatos, a Lei nº 14.064/2020 endurece a punição, podendo levar à reclusão de dois a cinco anos, multa e até proibição de guarda de animais.
LEIA MAIS:
- Após reação, Anvisa registra denúncias sobre creme dental da Colgate
- Morador de Canoas é preso ao transportar cocaína até Bagé
- Comissão da Câmara aprova prisão e multa para quem abandonar animal em carro
Se a agressão resultar na morte do animal, a pena pode aumentar em um terço.
Denúncias
A Secretaria de Meio Ambiente do município reforça a importância de denunciar casos de maus-tratos. Qualquer pessoa que presenciar abusos contra animais pode acionar as autoridades, incluindo a Brigada Militar (BM), para que os responsáveis sejam identificados e punidos.
