“Neypai está me cobrando”: mensagem liga pai de Neymar a Vorcaro e também cita Flávio Bolsonaro

Neymar Pai aparece em mensagens apreendidas pela PF sobre negociações com Vorcaro. Flávio Bolsonaro também é citado; veja o que as conversas mostram.

Mensagens apreendidas pela Polícia Federal (PF) durante a investigação sobre o Banco Master colocam Neymar Pai e o banqueiro Daniel Vorcaro no mesmo contexto de negociações que envolviam o Santos Futebol Clube. Os registros também citam o senador Flávio Bolsonaro e mostram um intermediário relatando a Vorcaro que estava sendo cobrado pelos dois.

A conversa, divulgada pelo Carta Capital, ocorreu em 11 de fevereiro de 2025 entre o publicitário e lobista Thiago Miranda e Daniel Vorcaro. Ao pedir ajuda para resolver pendências relacionadas ao filme Dark Horse e ao Santos, Miranda escreveu: “Flavio B e Neypai estão me cobrando”.

LEIA TAMBÉM:

A mensagem aparece em meio a duas negociações diferentes que tinham Vorcaro como uma das partes envolvidas. De um lado, estavam as tratativas para o financiamento de Dark Horse, produção sobre a trajetória política de Jair Bolsonaro. Do outro, havia uma possível parceria comercial entre o Banco Master, o Santos e Neymar.

Neymar Pai aparece nas conversas antes da cobrança

Os registros citados na reportagem mostram que as tratativas envolvendo Neymar Pai começaram dias antes da mensagem de 11 de fevereiro.

Em 1º de fevereiro de 2025, Thiago Miranda procurou Vorcaro para tratar de uma “demanda do Neymar”. Na mesma conversa, afirmou que havia se encontrado com Flávio Bolsonaro no dia anterior.

Já em 3 de fevereiro, Miranda informou que estava organizando uma reunião na casa de Vorcaro com Neymar da Silva Santos, pai de Neymar Jr., além de outras pessoas ligadas ao jogador.

Segundo as mensagens, Neymar Jr. poderia participar do encontro dependendo do horário em que deixasse o centro de treinamento do Santos.

Dois dias depois, em 5 de fevereiro, foram encaminhadas cartas de intenção relacionadas ao Santos e a Neymar. Uma das propostas previa R$ 15 milhões pelo uso da marca do Banco Master em três espaços do uniforme do clube.

No dia seguinte, Miranda voltou a conversar com Vorcaro e afirmou que Neymar Pai queria levar o filho para conversar pessoalmente com o banqueiro. O material indica que os detalhes envolvendo Neymar seriam tratados presencialmente por causa dos valores envolvidos.

O que Flávio Bolsonaro tem a ver com a história?

Enquanto as negociações envolvendo Neymar e o Santos avançavam, também havia tratativas relacionadas ao filme Dark Horse.

A produção, que retrataria a trajetória política de Jair Bolsonaro, recebeu recursos de Vorcaro. Segundo as reportagens baseadas nas mensagens e no material da investigação, os repasses relacionados ao filme chegaram a R$ 61 milhões.

É nesse contexto que aparece a conversa de 11 de fevereiro.

Thiago Miranda disse a Vorcaro que precisava de ajuda para resolver “a questão do filme e do Santos” e, logo depois, escreveu:

“Flavio B e Neypai estão me cobrando.”

Vorcaro respondeu: “Fala irmão” e, pouco depois, enviou uma mensagem de aniversário a Miranda.

O diálogo, porém, não informa qual valor estaria sendo cobrado por cada pessoa nem permite estabelecer, apenas a partir daquele trecho, que os negócios tenham sido concluídos.

Mensagens não confirmam encontro entre Neymar Pai e Vorcaro

Apesar de as conversas mencionarem uma possível reunião, o material apreendido pela PF não permite concluir que Neymar Pai ou Neymar Jr. tenham efetivamente se encontrado com Vorcaro.

Também não há, naquele trecho, confirmação de que a negociação envolvendo o Santos tenha sido fechada nos termos discutidos ou de que os valores mencionados tenham sido pagos.

A própria reportagem que revelou as mensagens destaca essas limitações do material. Portanto, as conversas registram tratativas e uma cobrança relatada por um intermediário, mas não comprovam, por si só, a conclusão dos acordos.

Neymar Pai nega relação com Vorcaro

Após a publicação da reportagem, Neymar Pai negou envolvimento com Thiago Miranda e Daniel Vorcaro.

A manifestação foi publicada em conjunto pelos perfis de Neymar da Silva Santos, da N&N Consultoria e da NR Sports, e também compartilhada por Neymar Jr. Na publicação, a família afirmou que as informações divulgadas pela CartaCapital não corresponderiam aos fatos e classificou a notícia como falsa.

A NR Sports também negou, em declaração repercutida pelo UOL, que tenha ocorrido encontro ou negociação oficial sobre o patrocínio mencionado nas mensagens.

Até o momento, portanto, o que está documentado nas mensagens é a atuação de Thiago Miranda como intermediário e o relato de que Neymar Pai e Flávio Bolsonaro cobravam avanços de Vorcaro em assuntos diferentes. O material não esclarece se houve encontro entre as partes, pagamento ou conclusão dos negócios.

Contraponto

Nas redes sociais, o pai de Neymar emitiu uma nota em conjunto com a os perfis da N&N Consultoria e da NR Sports. Leia abaixo na íntegra:

“Mais uma vez, temos de vir a público para desmentir uma notícia. Desta vez, os colunistas Sérgio Lirio e Vinícius Nunes, do site CartaCapital, divulgaram informações que não correspondem aos fatos. Lamentamos a publicação de informações falsas”, escreveu.

Guilherme Galhardo
Guilherme Galhardo
Redator, apaixonado pela cultura POP, luta-livre, games, séries e filmes, escreve sobre economia, serviços e cotidiano de cidades. Entusiasta de meteorologia e punk rocker nas horas vagas.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS