24.9 C
Canoas
21 de dezembro de 2024

Nova Santa Rita inaugura a UBS Maria José

Obra atenderá cerca de três mil pessoas e proporcionará um serviço mais humanizado e completo aos(as) pacientes

CLIQUE AQUI e receba as notícias no WhatsApp

A Prefeitura de Nova Santa Rita, através da Secretaria de Saúde, inaugurou na manhã desta segunda-feira (12), a nova unidade de saúde do município, a Maria José, localizada no bairro Caju. Uma obra iniciada pelo governo municipal em janeiro de 2019, na gestão da prefeita Margarete Simon Ferretti, através de projeto do Ministério da Saúde e com recursos de cerca de R$ 1 milhão, destinados através de emenda parlamentar do deputado federal Dionilso Marcon.

O prefeito Rodrigo Battistella afirmou que o serviço atenderá a região do bairro Caju, que fica localizada entre os loteamentos Maria José e Parque das Rosas. “A unidade de saúde será responsável pelo atendimento de saúde primária para cerca de três mil pessoas, e contará com consultório médico, odontológico, consultório de enfermagem, sala de vacinas e linha completa de atendimento primário”.

Motivo de orgulho da gestão, a ideia é que a nova unidade seja referência em atendimento e acolhimento. “O espaço é amplo, aconchegante, as salas e os equipamentos são novos, a equipe está treinada e motivada para receber os(as) pacientes. Estamos muito felizes em proporcionar esse serviço para nossa rede, estamos aqui para cuidar da vida das pessoas”.

O diretor de Saúde, Brayan Freitas, disse que o empreendimento era um anseio antigo da comunidade que vive na região e, antes desta inauguração, era atendida em outras duas unidades. “O serviço, que abriu as portas nesta segunda-feira, leva mais qualidade de vida para toda a população”. Já o secretário Clovis Schmitz salienta que o espaço desafogará os postos do Centro e do Berto Círio, atualmente, os maiores do município. “Nosso planejamento aponta que sejam atendidas cerca de 1.500 usuários do Centro, 800 da Pedreira e outros cerca de 700, ao menos, dos arredores, além da demanda local. É mais comodidade, conforto e agilidade no acolhimento.”

Participaram do ato, o deputado federal Dionilso Marcon (PT/RS), o vice-prefeito, Toninho Pfeil; o presidente da Câmara de Vereadores, Rodrigo Aveiro, o Pedal; os(as) vereadores(as) Andréia Margarete, professora Iêda Bilhalva, Débora da Causa Animal, Paulinho da Ambulância e Silvio Motorista da Ambulância, além da equipe técnica da Secretaria de Saúde, colaboradores(as), integrantes do governo e comunidade.

Prefeitura homenageia familiares de Maria José

A unidade de saúde leva o nome de Maria José devido a Maria José Almeida da Silveira que, se estivesse viva, no próximo dia 20 de junho, 102 anos. Ela morreu em agosto de 1980, aos 59 anos, mas a sua história é respeitada até hoje.
Carinhosamente, era chamada de “santa”, por ser uma pessoa querida e sempre preocupada em fazer o bem a todos e todas, sem distinção. Nascida na localidade, ficou orfã da mãe ao nascer. O pai, então, Serafim Oliveira, com auxílio da irmã, Maria Eudóxia, assumiu a sua criação e de outros quatro irmãos, todos falecidos.

Ao longo dos anos, levou uma vida simples e solidária, nunca se casou e nem teve filhos. Representando a história da cidadã de Nova Santa Rita, participaram do momento a sobrinha, Carmem Lúcia Vasconcellos Silveira; o sobrinho Luiz Rogério de Souza e Adelino Machado, casado com a sobrinha de Maria José, a Maria da Conceição Machado. Todos receberam uma homenagem da prefeitura e participaram da solenidade.

Inclusão religiosa

Pela primeira vez na história de Nova Santa Rita, a benção da nova unidade de saúde do município contou com uma benção especial. Ao lado do pároco da comunidade católica, o padre Leonardo Reichert, a cacique da Umbanda, Roselane da Silveira Santos, fez uma oração para desejar saúde aos(as) profissionais e sucesso na Unidade Básica de Saúde Maria José.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!