22.3 C
Canoas
15 de janeiro de 2025

Saiba como emitir novo RG de graça

Emissõa da nova carteira de identidade é totalmente gratuita

A partir de 2025, o Rio Grande do Sul adotou um novo modelo de carteira de identidade, que agora utiliza o número do CPF como número do RG. Essa mudança visa facilitar o processo de identificação, unificando os documentos e tornando a gestão mais ágil e segura.

Quem pode solicitar?

Todos os cidadãos do Rio Grande do Sul podem solicitar o novo modelo, seja para a primeira ou segunda via da identidade. O serviço está disponível em todos os postos de identificação do estado.

Documentos necessários

Assim, para solicitar o novo RG, é necessário apresentar o número do CPF. Caso o CPF tenha restrição na Receita Federal, o cidadão pode optar por emitir o modelo antigo ou regularizar a situação antes de solicitar a identidade. Além disso, é preciso apresentar a certidão de nascimento, casamento ou a certidão de casamento com averbação do divórcio, de acordo com o estado civil.

Quanto custa?

A emissão do novo documento é gratuita para todos os cidadãos.

Validade da identidade

A validade do novo RG varia conforme a idade do solicitante:

  • Até 11 anos: validade de 5 anos.
  • De 12 a 59 anos: validade de 10 anos.
  • Acima de 60 anos: validade indefinida.

Prazo de entrega

  • Postos online: 30 dias úteis.
  • Postos offline: 40 dias úteis.

Onde fazer?

Contudo, o cidadão pode solicitar o novo RG em qualquer Posto de Identificação do Rio Grande do Sul. Ele faz o agendamento online por meio do site oficial.

Recursos de segurança e versão digital

Assim, a nova identidade apresenta recursos de segurança avançados, como a impressão em papel-moeda e um QR Code que armazena as impressões digitais e verifica se o documento foi furtado ou roubado. Além disso, quem possui cadastro na plataforma digital do governo federal poderá acessar a versão digital da identidade.

Por isso, em caso de perda ou roubo, o cidadão pode solicitar a segunda via em qualquer estado, mantendo o mesmo número do CPF e garantindo maior praticidade.

LEIA MAIS:

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!