21.8 C
Canoas
31 de março de 2025

Hospital realiza cirurgias com furadeira doméstica; homem perdeu movimento do braço

Médicos do Hospital Nossa Senhora do Pari, localizado no Centro de São Paulo, têm utilizado furadeiras domésticas em cirurgias ortopédicas.

Médicos do Hospital Nossa Senhora do Pari, localizado no Centro de São Paulo, têm utilizado furadeira doméstica em cirurgias ortopédicas, conforme vídeos e relatos obtidos pela TV Globo.

Imagens que rodam as redes sociais, mostram as ferramentas, que estão com sinais de sangue e até fios expostos, embora o uso desse tipo de equipamento seja proibido pela Anvisa desde 2008.

LEIA MAIS AQUI:

A unidade hospitalar, fundada em 2002, totalmente credenciada ao SUS para realizar atendimentos ortopédicos. De acordo com um funcionário, as furadeiras domésticas são usadas em todos os procedimentos que envolvem perfuração óssea, sendo compradas pela administração do hospital devido ao custo mais baixo e à manutenção mais acessível.

“São de cinco a nove furadeiras que têm na casa, são as comuns que você compra para perfurar a parede. Algumas têm até raspada a marca, e tem umas que são passadas [fita] isolante no cabo. Outras eles mesmos [médicos] reformaram”, afirmou um funcionário do hospital.

A Associação Beneficente Nossa Senhora do Pari fundada em 2002 e 100% credenciada pelo SUS para atendimentos ortopédicos. Ainda conforme o funcionário, a unidade usa as furadeiras em todos os procedimentos que exigem perfuração óssea.

“Só vejo essas amarelas de parede mesmo. E como que as parafusadeiras chegam até lá, dá para saber. Tem uma pessoa responsável por comprar as coisas do hospital e ela compra essas [caseiras] porque diz que é mais barato e também para manutenção é mais barato”.

De acordo com a Anvisa, o uso de furadeiras domésticas em cirurgias proibido desde 2008. A nota técnica, emitida pelo órgão, afirma que o uso representa um grave risco para a saúde e constitui infração sanitária por se tratar de produto sem registro na Anvisa.

Homem perde movimento do braço após uso de furadeira e processou o hospital

Eduardo Santos, paciente de 2020, encaminhado para uma cirurgia no Hospital do Pari. Ele conta que perdeu a mobilidade do braço direito e, por isso, processou a unidade.

O que diz o hospital Pari sobre uso de furadeira

Por nota, a diretoria do Hospital Pari disse que os perfuradores utilizados por eles aprovados pela Anvisa, e que são fiscalizados periodicamente pelos órgãos competentes.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!