MOMENTO HISTÓRICO EM NOVA SANTA RITA | Pela 1º vez em 26 anos, cidade passa a ter sistema de transporte municipal

FOTO: Jaime Zanatta/GBC

Da redação | A Prefeitura de Nova Santa Rita apresentou na manhã desta sexta-feira (15) os dez novos coletivos que vão operar o sistema municipal de transporte coletivo. A empresa responsável pelo serviço é a Expresso Charqueadas.

Todos os ônibus são adaptados para portadores de necessidades especiais. Seis, além da acessibilidade, também contam com ar-condicionado. Por dia, eles devem cumprir mais de 100 viagens em toda a cidade.

IMG_0838
A prefeita, Margarete, foi uma das primeiras passageiras a andar nos novos coletivos. FOTO: Jaime Zanatta/GBC

Para a prefeita, Margerete Simon Ferreti, o momento é histórico para a cidade. Desde que foi emancipada, em 1992, a cidade contava com poucas linhas municipais que eram operadas pela Vianova, consórcio que também explora os trajetos intermunicipais. “Tivemos essa coragem de atender a demanda da população e oferecer um serviço de qualidade que acompanhe o crescimento de Nova Santa Rita”, afirmou.

Emergência

Para operar o sistema municipal, a Expresso Charqueadas assinou um contrato de emergência com a Prefeitura. A empresa foi à única inscrita no processo.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Rodrigo Batistella, a duração do contrato é de seis meses. “Durante esse período vamos verificar quais ajustes precisam ser realizados para depois abrirmos uma licitação para um contrato de operação de dez anos”, contou.

Empresa

Há mais de 20 anos a Expresso Charqueadas faz o transporte municipal na cidade que tem o mesmo nome da empresa, na Região Carbonífera do Rio Grande do Sul. “Para nós é um desafio trabalhar em uma cidade da Região Metropolitana”, salientou Marcos Lopes, diretor da empresa.

Expectativa

Depois da apresentação, os dez coletivos da frota circularam pela cidade. Eles passaram pelas ruas centrais, BR-386 e pelo bairro Berto Círio.

Grande parte da população está ansiosa para andar nos novos ônibus. “Quero ver se agora consigo ir pro Centro de forma rápida sem ficar muito tempo na parada”, disse a dona de casa, Luisa Souza.

Novo sistema

Os coletivos da Expresso Charqueadas começam a circular no próximo sábado (16). No primeiro dia, serão 32 viagens.

Uma das principais novidades é a bilhetagem eletrônica. Agora, os usuários vão poder andar de ônibus utilizando o Cartão TEU! “Agora ninguém mais fica sem transporte e o melhor disso é que o cartão é aceito no trem e em outras empresas da região”, ressaltou a prefeita.

A tarifa não foi reajustada. Ela vai seguir custando R$ 3,75. Para mais informações sobre horários e trajetos, os usuários podem ligar para a empresa Cidade Nova Santa Rita: 3479 2583 ou para a Prefeitura: 3479 2200

IMG_0784
Os dez coletivos começam a circular neste final de semana pela cidade. FOTO: Jaime Zanatta/GBC

Atenção

Não haverá integração entre as linhas municipais e intermunicipais. A ViaNova seguirá fazendo as linhas dos bairros para Canoas e Porto Alegre sem a necessidade baldeação.

IMG_0854
Sem transbordo para os passageiros – FOTO: Jaime Zanatta/GBC
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!