CANOAS | Dois presos serão indiciados pela morte de apenado que apareceu pendurado com um fio no pescoço

Foto: Rodrigo Ziebell/SSP

Da redação | Dois presos serão indiciados pela Polícia Civil pela morte de um apenado dentro da Penitenciária Estadual de Canoas (PECAN). Cláudio Luiz Oliveira dos Santos de 48 anos, foi encontrado pendurado em uma das grades de uma das celas do módulo três, com um fio enrolado no pescoço no dia 22 de agosto.

De acordo com a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), os responsáveis pela morte ainda tentaram simular um suicídio. Porém, conforme os agentes, a encenação foi grosseira. A investigação também apontou que houve luta corporal entre os acusados e que a vítima chegou a ser espancada. A causa da morte foi asfixia. Para a conclusão do inquérito, é aguardado um laudo do Instituto Geral de Perícias (IGP) para confirmar a briga.

Dos dois presos apontados como autores do crime, um já está em liberdade. A polícia não divulgará a identidade deles antes do indiciamento. Os dois seriam os únicos responsáveis pela morte. Também não há informações sobre o que teria iniciado a briga.

O local da morte é reservado para detentos que respondem por crimes sexuais. No momento do crime havia sete presos na cela. O apenado respondia pelos crimes de furto, arrombamento, porte ilegal de arma e estupro, dentre outros, e foi condenado a sete anos e oito meses de prisão.

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) informou que instaurou um processo administrativo para apurar o caso. O prazo de conclusão é de 60 dias, podendo ser prorrogado por mais 30. Essa foi a primeira morte dentro do complexo penitenciário desde sua inauguração, em março de 2016.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!