A força da mulher

Dia Internacional da Mulher nĂŁo pode se resumir a comemoraçÔes. É, acima disso, de reflexĂŁo

O Brasil Ă© o 5Âș paĂ­s do mundo em nĂșmero de feminicĂ­dios. A cada, uma mĂ©dia 180 notificaçÔes de estupros chegam ĂĄs delegacias brasileiras. Apenas estes dois dados confirmam que o Dia Internacional da Mulher, cuja passagem se dĂĄ hoje, nĂŁo pode se resumir a comemoraçÔes, ele Ă©, acima disso, de reflexĂŁo.

Certamente avançamos muito em polĂ­ticas pĂșblicas para as mulheres, porĂ©m, o caminho ainda Ă© longo. Muitas delas seguem recebendo menos do que os homens, nĂŁo tendo sua jornada de trabalho em casa reconhecida e dividida com seus parceiros, e o pior, diariamente sendo violentadas a maioria das vezes dentro de casa. E a violĂȘncia nĂŁo Ă© apenas fĂ­sica, e sim psicolĂłgica, de intimidação, discriminação, dominação , diminuição da autoestima, e por aĂ­ vai. Embora subjetiva, a violĂȘncia psicolĂłgica fere tanto quanto a fĂ­sica.

O patriarcado e o machismo onipresentes na sociedade, muitas vezes legitimados por representantes pĂșblicos, atrasam a evolução. PorĂ©m, nĂłs homens precisamos fazer a nossa parte.

NĂŁo existem homens feministas, mas sim os que reconhecem a igualdade entre os gĂȘneros, que nĂŁo exercem dominação, que dividem tarefas, que entendem que a mulher pode ser empresĂĄria, chefe, funcionĂĄria, atleta, dona de casa, jornalista, advogada, presidente, enfim, pode ser o que ela quiser, sobretudo, independente e dona de si mesma, de suas atitudes e vontades.

Todos os dias são ocasiÔes de apoiar a luta feminina. Se achar necessårio, as presenteiem com flores, mas o que elas precisam mesmo, diariamente, é de respeito.

“NĂŁo acredito que existam qualidades, valores, modos de vida especificamente femininos: seria admitir a existĂȘncia de uma natureza feminina, quer dizer, aderir a um mito inventado pelos homens para prender as mulheres na sua condição de oprimidas. NĂŁo se trata para a mulher de se afirmar como mulher, mas de tornarem-se seres humanos na sua integridade”. Simone de Beauvoir

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!