Foto: Jaime Zanatta/ GBC

O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, anunciou na tarde desta quinta-feira (09) que o município já elabora decreto para permitir a abertura de restaurantes, lancherias, lojas de chocolate e serviços de higiene pessoal.

Quer mandar sugestões de pauta e flagrantes da sua cidade? Então, anote nosso WhatsApp: (51) 9 8917 7284

A normativa tem o objetivo de adequar Canoas ao regramento estadual, pois o governador Eduardo Leite decretou a liberação de funcionamento desse tipo de comércio em todo o Rio Grande do Sul. Porém, os estabelecimentos podem reabrir desde que possuam autorização municipal e sigam regras de higiene e de atendimento ao público.

Pelo decreto estadual, os estabelecimentos deverão se adequar às normas que garantam a segurança de funcionários e clientes. Os funcionários deverão usar equipamentos de proteção individual – empregados encarregados de preparar ou de servir alimentos nos serviços de tele-entrega –, e a distância mínima de dois metros entre clientes deve ser respeitada.

Também devem adotar regime de revezamento de turnos e alterações de jornadas e a fazer uso de senhas ou outro sistema para evitar filas e aglomeração de pessoas.