Agência do INSS em Canoas só vai reabrir em setembro

O mesmo acontece nas agências de Cachoeirinha, Esteio e Sapucaia do Sul

O Diário Oficial da União publicou nesta segunda-feira (24) a portaria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e da secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia que visa a prorrogação do atendimento aos beneficiários e segurados, realizado apenas por canais remotos, até o dia 11 de setembro. O retorno do atendimento presencial nas agências físicas está previsto para acontecer no dia 14 de setembro.

O anuncio da decisão foi anunciado na ultima sexta-feira (21). Os atendimentos presenciais foram interrompidos em março devido a pandemia do novo Corona vírus, e desde o início do isolamento social, o INSS e o Ministério da Economia prorrogam o atendimento remoto. Segundo a última portaria, publicada no mês de julho, a reabertura das agências estava programada para ser nesta segunda-feira (24).

O retorno deve ser gradual e os atendimentos deverão ser agendados previamente através dos canais remotos. Enquanto isso, os beneficiários e segurados precisam utilizar do canal online Meu INSS e do telefone Central 135. De acordo com o INSS, o atendimento remoto continuará sendo utilizado mesmo após a abertura das agências físicas e serão adotadas medidas para tornar mais simples os procedimentos e prorrogações de prazos para cumprir exigências.

A reabertura deve considerar as características das 1.525 agências da Previdência Social de todo o país. Cada unidade deve levar em conta o perfil de seu quadro de servidores funcionários, quantos atendimentos são feitos, a forma como o espaço físico é organizado, medidas de higiene e equipamentos de proteção tanto individual, quanto coletiva. As agências que não apresentar as condições mínimas de segurança sanitária seguirão trabalhando no regime de plantão reduzido apenas para sanar dúvidas.

Os novos métodos

Para potencializar os métodos, o INSS, adotou o serviço conhecido como Exigência Expressa, cuja função é a entrega de documentos para análise de requerimentos que, por algum motivo, a conclusão não pôde ser realizada remotamente. O serviço está na ativa desde julho em São Paulo, porém, este mês foi expandida para todo o território nacional.

Os beneficiários e segurados poderão deverão entregar seus documentos em urnas colocas no lado de fora das agências. Deverão ser cópias simples dos documentos que o INSS solicitar, para isso é necessário agendar pelo canal online ou telefone.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!