“Não é o comércio que leva a contaminação”, defende Jairo Jorge

Prefeito conversou com a Agência GBC e disse estar alinhado com o governador.

Desde a eleição de 2020, o prefeito Jairo Jorge (PSD) prometeu aos setores que, se dependesse dele, não teriam mais que fechar. Com a chegada da bandeira preta, o governador Eduardo Leite (PSDB) assumiu essa responsabilidade e fechou o comércio por conta própria em todo o estado. Agora, na próxima segunda-feira (22), as atividades retornam e o prefeito conversou com a equipe da Agência GBC sobre esse novo momento.

Na opinião do chefe do Executivo canoense, as atividades não ampliam os casos de coronavírus. O problema está em encontros mais informais, sem os cuidados necessários. “A flexibilização não coloca em risco. Não é o comércio, não é o serviço que leva a contaminação. A contaminação é aglomeração, entretenimento, festas clandestinas. São esses encontros que ocorrem sem nenhum controle. O comércio, o serviço, assim como a indústria, têm regras. Tem que usar máscara, álcool em gel. A contaminação não acontece ali. Então, acredito que a flexibilização é bem-vinda”, defendeu.

Segundo o prefeito, diferente de países da Europa, os brasileiros não tem o hábito de guardar dinheiro e precisam ainda mais do salário no final do mês para se manter. “Nós temos que ter a sensibilidade de compatibilizar a saúde com a economia. Eu acho que as medidas que o governador adotou tem total convergência com os prefeitos. Eu estou totalmente alinhado com o governador”, garantiu.

Diferente do que vinha ocorrendo desde o dia 22 de março, o horário de atendimento dos supermercados será ampliado e poderão permanecer atendendo até às 22h. Também poderão voltar a vender produtos classificados como não essenciais.

Outros estabelecimentos, como lojas de material de construção, continuarão com o horário limitado às 20h. Restaurantes e bares poderão abrir até às 18h. No horário em que a abertura não é permitida, estará autorizado o atendimento nos sistemas de delivery e pegue e leve.

O comércio não essencial, que poderá abrir com o retorno da cogestão, estará autorizado a funcionar das 5h às 20h. Nos demais horários, poderá operar apenas no sistema de delivery. As Farmácia seguem sem restrições. O governador decidiu que ao menos até o final de março as atividades continuarão fechando aos finais de semana.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!