Siga a Agência GBC no Instagram
Cinco jovens eleitos como prefeito, vice-prefeito e secretários municipais dentro do projeto “Prefeito com um Cromossomo a Mais” em Esteio assumiram seus cargos nesta segunda-feira (21), Dia Internacional da Síndrome de Down. A ação tem o intuito de desmistificar estereótipos e promover a inclusão e é promovida em parceria entre a Prefeitura Municipal, através das secretarias de Educação (SME), de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH) e de Saúde (SMS), e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Esteio.
Eleitos em votação realizada nas redes sociais, os gestores com um cromossomo a mais foram acompanhados na cerimônia por seus pares oficiais. Escolhido como prefeito, Lucas Geyer recebeu seu certificado e crachá do chefe do Executivo municipal, Leonardo Pascoal, enquanto Lucca Féliz de Vargas foi diplomado pelo vice-prefeito, Jaime da Rosa. Ainda pelo projeto, foram escolhidos secretários de Educação, Laura de Andrade, de Saúde, Eduardo Coelho, e de Cidadania e Direitos Humanos, Ian Selau Machado, empossados pelos titulares das pastas que representam, Cláudia Ruschel, Gilson Menezes e Katiane Marques, respectivamente.
Para Pascoal, esta é uma causa que precisa cada vez de visibilidade, para romper com qualquer tipo de preconceito e discriminação que possa ainda existir por conta da ignorância de parte da sociedade. “Esta é uma das datas que a gente mais espera, um dos dias mais felizes que temos na Administração Municipal. Estávamos com saudade de poder realizar o ato, embora a gente tenha feito de uma forma diferente durante da pandemia, mas no presencial é melhor, por conseguir acolher todos aqui no prédio. Nada é melhor do que envolver as pessoas neste projeto e fazer com que a comunidade possa participar.”, observou o prefeito.
Após a posse, os “gestores” conheceram os gabinetes de Pascoal e Jaime. Ali, puderam aprender um pouco mais sobre a rotina de trabalho na Prefeitura e, no caso do vice-prefeito, participar de parte da edição do Gabinete Aberto desta segunda.
O nome do projeto
A síndrome de Down, causada pela presença de três cromossomos 21 na maior parte ou totalidade das células do indivíduo, não é uma doença. A síndrome é uma condição que exige a atenção dos pais assim que a criança nasce. Tendo 47 cromossomos e não 46, não há o que se possa fazer para evitar que ocorra a trissomia do cromossomo 21 na hora da concepção da criança.
Pessoas com síndrome de Down são capazes de ler, escrever e levar uma vida autônoma. As crianças devem frequentar normalmente a escola e socializar com os colegas. Suas características únicas são seu principal destaque, sendo extremamente carinhosos e capazes de ocupar seu lugar na sociedade.
Gestores com um Cromossomo A+ 2022
Prefeito – Lucas Geyer
Vice-prefeito – Lucca Féliz de Vargas
Secretário de Saúde – Eduardo Coelho
Secretário de Cidadania e Direitos Humanos – Ian Selau Machado
Secretária de Educação – Laura de Andrade