24.7 C
Canoas
15 de dezembro de 2024

Vereadores de Canoas homenageiam 30 anos da emancipação de Nova Santa Rita

O prefeito Rodrigo Battistella recebeu a condecoração das mãos do vereador Airton Souza (MDB).

Os 30 anos de emancipação de Nova Santa Rita foram lembrados na Câmara de Vereadores de Canoas, na manhã desta terça-feira (3). O prefeito Rodrigo Battistella recebeu a condecoração das mãos do vereador Airton Souza (MDB), proponente da homenagem. Ao agradecer a lembrança, o líder do Executivo salientou os projetos que são desenvolvidos no município. “Nós estamos nos tornando o maior e mais completo Polo Logístico do Estado, temos empresas de renome nacional que vieram se instalar aqui”, frisa.

Battistella lembra reforça que o potencial crescimento de Nova Santa Rita é reflexo do trabalho de gestões anteriores, desde a comissão emancipacionista até os dias de hoje. “Somos o quarto município do Estado que mais gera emprego no Rio Grande do Sul. Nesses 30 anos de emancipação política, vamos investir 75 milhões de reais em infraestrutura, saúde e educação, além de outras áreas e fazer mais de sete mil quilômetros de pavimentação”, informa o prefeito. De acordo com ele, embora seja uma cidade às margens da BR-386 e a poucos quilômetros da Capital, há uma zona rural forte e promissora. Entre os destaques, a Cooperativa de Produção Agropecuária Nova Santa Rita (Coopan), que tem a maior produção de arroz orgânico do País e da América Latina.

O vereador Airton Souza pontua a relevância que o município tem para a Região Metropolitana e também para o Rio Grande do Sul. “É uma cidade pujante. Tenho motivos especiais para homenagear. Importante cidade que terá protagonismo no desenvolvimento do Estado, pelo espaço que oferece”. Foi em solo novasantaritense que a empresa gráfica que ele tem nasceu.

“Lembremos aqueles que até aqui trouxeram a cidade nesse caminho do avanço e desenvolvimento. A cidade tem um jovem prefeito, que mostra a tendência voltada para servir”, pontua o prefeito em exercício de Canoas, Nedy de Vargas Marques. A presidência da Granpal assumida por Battistella também foi enaltecida. “É representatividade. Hoje tu, Rodrigo, tens a honra de estar nesse posto, tu é competente, homem brilhante. Tenho certeza que o caminho da política te levará para outros sucessos.”

Manifesto dos presentes

O presidente Iracildo Linck (MDB), antes mesmo do pronunciamento oficial, enalteceu o trabalho feito por Battistella na cidade e a expectativa de crescimento ao longo dos anos de Nova Santa Rita. “É uma honra ver um jovem frente a um cargo com tanta responsabilidade”, disse em alusão ao fato de o prefeito também ser líder da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal).

A vereadora Vani Piovesan (PT) disse que falar de Nova Santa Rita é falar do acolhimento. “É um município que cresce no setor logístico, agrícola, tem o arroz orgânico como destaque produzido dentro de assentamento da Coopan”. Ela ainda falou da valorização feminina, com três vereadoras no Legislativo, eleitas no último pleito, além das secretárias mantidas na gestão de Battistella e a ex-prefeita Margarete Simon Ferreti.

Também esteve no evento o primeiro prefeito da nova cidade, Odone Machado Ramos. De gari a prefeito, foi balseiro e tem um legado de superação e dedicação à comunidade. “Sentimento de aprendizado pela passagem em cada setor, fica meu respeito ao pessoal que me auxiliou. Agradecemos a lembrança do vereador Airton. Nos 30 anos de Nova Santa Rita eu faço meus 80. Nos 50, faço meus 100.”

Primeira vereadora de Nova Santa Rita

Margarete compôs a mesa oficial. Ela, que falou pela primeira vez como política na Câmara de Vereadores de Canoas, se emocionou ao entrar no plenário. “Aqui foi a minha primeira fala, o sentimento que vem é porque aviva a memória do que já passou e do que foi construído. Fui a primeira mulher eleita vereadora em Nova Santa Rita e fui convidada para representar a posse nos meus nove colegas à época. É motivo de muito orgulho”, exclama.

Ela lembrou também a luta e a determinação da comissão emancipacionista, a qual também fez parte. Ver os avanços da cidade a deixam com a sensação de que foi feito o melhor para a população. “Atualmente, temos uma excelente receita, um município próspero, agricultura forte, uma situação geográfica privilegiada e somos portal da Região Metropolitana, sem contar com o investimento em saúde e educação. Temos uma cidade cheia de negócios, viva”. Margarete lembrou que os negócios avançaram após a chegada da BR-448. “Todos negócios que passam pela cidade. Tivemos um salto de desenvolvimento quando a rodovia foi inaugurada.”

O evento também contou com a presença do Silvio Roberto Flores de Almeida (PP), esteve na homenagem representando o ex-prefeito Francisco Antônio Brandão Seger. “Sinto orgulho de dizer que a cidade cresce. Na questão logística tem muito a crescer ainda. Somos agradecidos ao nosso município ainda jovem.”

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!