RODRIGO BECKER

Rodrigo Becker é jornalista e escreve sobre política, negócios e cidade diariamente neste espaço.

CANOAS | Precisamos falar sobre a Covid

Alta de casos jĂĄ determinou a retomada do uso de mĂĄscaras em aeroportos e mesmo que governos nĂŁo revejam regras, hĂĄ atitudes que nĂłs podemos tomar

A alta de casos de Covid-19 no Estado jĂĄ acendeu a luz de alerta no acompanhamento da VigilĂąncia em SaĂșde gaĂșcha e, claro, em Canoas. Na quarta-feira, 23, aeroportos jĂĄ passaram a exigir o uso de mĂĄscaras em suas dependĂȘncias e dentro dos vĂŽos domĂ©sticos e internacionais. O MinistĂ©rio da SaĂșde, ainda abatido com o resultado da eleição, reluta em dar o comando para recomendar a proteção facial em todos os lugares pĂșblicos, mas os tĂ©cnicos da pasta jĂĄ admitem que dezembro serĂĄ, novamente, um mĂȘs de rostos cobertos se nĂŁo quisermos ter um Natal de hospitais cheios.

Prefeitos jĂĄ estĂŁo sendo alertados por suas equipes para por o ‘dedo no pulso’ dos indicadores: a pandemia nĂŁo foi embora, sĂł deu uma cochilada. E, pelo que estamos vendo, parece ter acordado de mau humor. Em novembro, Canoas jĂĄ registrou 264 casos de Covid-19 – um deles, talvez o mais notĂłrio, tenha sido o do prefeito em exercĂ­cio, Nedy de Vargas Marques. SĂł na quarta, 22, foram 40. Graças Ă  vacinação que segue disponĂ­vel na rede pĂșblica, de graça, o ritmo de expansĂŁo dos casos nĂŁo tem se refletido em caos nos hospitais. As internaçÔes se mantĂ©m na mĂ©dia baixa que verificamos ao longo de praticamente todo 2022. NĂŁo Ă© por isso que podemos relaxar: ao contrĂĄrio; vigilĂąncia e proteção, senhoras e senhores.

Canoas estuda a retomada da obrigatoriedade do uso de mĂĄscaras em escolas, hospitais e transporte coletivo. A exigĂȘncia foi sendo abandonada gradualmente desde agosto com base nos indicadores. O surgimento de novas variantes com poder de transmissĂŁo mais alto, agora, impuseram a reflexĂŁo. A situação deve ser decidida jĂĄ no inĂ­cio da semana jĂĄ com a participação de Nedy, que deve voltar na terça ao expediente presencial.

Independentemente da ação do governo, cada um pode e deve ser responsĂĄvel por si. No ĂŽnibus e no trem, mĂĄscara. Na escola tambĂ©m. Oriente seu filho, mesmo que ele ache que nĂŁo precisa. Álcool em gel sempre que nĂŁo puder lavar as mĂŁos com ĂĄgua e sabĂŁo. E vacina, para todos. TambĂ©m na quinta, Canoas começou a vacinação para crianças a partir de 3 anos sem comorbidades exclusivamente no Posto Santa Isabel, que fica na Rua Frei Orlando, no Centro. A Prefeitura confirma que tem doses para todos os demais pĂșblicos, conforme faixa etĂĄria, nos postos da rede. Para quem estĂĄ com dĂșvida sobre estar contaminado ou nĂŁo, a testagem segue sem a necessidade de encaminhamento na Central de Testagem, na Estação Canoas do Trensurb, das 7h Ă s 19h de segunda a sexta. Postos de saĂșde tambĂ©m testam aqueles que se apresentam com sintomas gripais e, nos hospitais, todos os internados.

Nossa parte Ă© a prevenção. Esse rebote da pandemia estĂĄ testando nossa capacidade como comunidade de evitar um novo fecha-tudo ou um novo março de 2021, quando hospitais lotados obrigavam mĂ©dicos a decidir quem seria ou nĂŁo atendido, colocado no oxigĂȘnio ou na UTI. Por enquanto, depende de nĂłs.

Mais Lidas

ÚLTIMAS DE RODRIGO BECKER

CANOAS | O ‘pepino’ que preocupa a cidade antes e depois do retorno de...

Licitação do transporte pĂșblico Ă© um assunto que avançou pouco ou quase nada de um ano para cĂĄ

CANOAS | Chegou chegando: as metas anunciadas por Jairo Jorge para a retomada; finanças...

Prefeito elegeu cinco prioridades que vão dominar sua agenda numa espécie de 'transição por dentro' para o que vem sendo chamado de 'quarto governo' Jairo Jorge

CANOAS | ‘Debandada’ prĂ©-JJ: secretĂĄrios deixam o governo horas antes do fim do afastamento...

Felo Uequed, Pollyana Perinazzo e Luis Davi Siqueira pediram demissĂŁo do governo nesta segunda-feira, 27

CANOAS | NĂŁo esperem anĂșncios bombĂĄsticos de JJ nesta terça: o maestro e o...

Expectativa de retomada do mandato estĂĄ sendo encarada como a chance de um 'mergulho na gestĂŁo' por partidĂĄrios de Jairo Jorge

CANOAS | Terça-feira gorda: a Ășnica certeza Ă© que Nedy subirĂĄ as escadas do...

Como prefeito em exercício ou como vice, Nedy não abrirå mão do espaço político que as urnas lhe deram em 2020
error: ConteĂșdo protegido!