RODRIGO BECKER

Rodrigo Becker é jornalista e escreve sobre política, negócios e cidade diariamente neste espaço.

CANOAS | Advogado de Jairo prepara novo recurso: decisão sobre volta ainda antes fim do recesso

Adão Paiani está confiante: "estou trabalhando não só pelo Jairo Jorge, mas pela cidade de Canoas"

Uma decisão sobre o fim do afastamento de Jairo Jorge da Prefeitura pode sair antes do final do recesso judiciário em Brasília, que vai até o final de janeiro. O advogado de defesa do prefeito, Adão Paiani, contou ao blog que trabalha, neste momento, em duas peças que serão levadas ao Superior Tribunal de Justiça, o STJ. Uma delas é um novo habeas corpus. Sobre a outra, Paiani prefere manter o sigilo. “Para preservação da nossa estratégia de defesa”, resume.

Conforme o blog apurou, o novo habeas corpus levaria em conta situações como o pedido de impeachment formulado contra JJ em dezembro. O afastamento prolongado, que no final de janeiro completará 10 meses, estaria permitindo a proliferação de medidas que determinariam uma penalidade a Jairo antes de que o processo fosse julgado nos tribunais. No caso do impeachment, além da perda do mandato, Jairo teria os direitos políticos suspensos por até oito anos.

As novas peças da defesa de Jairo Jorge não suspendem a tramitação do habeas corpus que já está pronto para julgamento da 6ª Turma do STJ. A previsão é de entre na pauta já nas primeiras sessões do ano judiciário, provavelmente nos dias 7 ou 14 de fevereiro. Por serem extraordinárias, as novas medidas podem ser julgadas pelo ministro de plantão da Corte Federal, desde que haja motivos para a urgência com a perda irreparável de um direito.

“Estou muito confiante que Jairo Jorge retorna e pode retornar, inclusive, antes do final do recesso”, avalia Paiani. “Essa situação do afastamento, é claro, tem um dano pessoal muito grande para o Jairo Jorge, mas também para cidade que vive esse momento de insegurança. Estou trabalhando nesse caso não só pelo JJ, mas também por Canoas”.

Mais Lidas

ÚLTIMAS DE RODRIGO BECKER

CANOAS | O ‘pepino’ que preocupa a cidade antes e depois do retorno de...

Licitação do transporte público é um assunto que avançou pouco ou quase nada de um ano para cá

CANOAS | Chegou chegando: as metas anunciadas por Jairo Jorge para a retomada; finanças...

Prefeito elegeu cinco prioridades que vão dominar sua agenda numa espécie de 'transição por dentro' para o que vem sendo chamado de 'quarto governo' Jairo Jorge

CANOAS | ‘Debandada’ pré-JJ: secretários deixam o governo horas antes do fim do afastamento...

Felo Uequed, Pollyana Perinazzo e Luis Davi Siqueira pediram demissão do governo nesta segunda-feira, 27

CANOAS | Não esperem anúncios bombásticos de JJ nesta terça: o maestro e o...

Expectativa de retomada do mandato está sendo encarada como a chance de um 'mergulho na gestão' por partidários de Jairo Jorge

CANOAS | Terça-feira gorda: a única certeza é que Nedy subirá as escadas do...

Como prefeito em exercício ou como vice, Nedy não abrirá mão do espaço político que as urnas lhe deram em 2020
error: Conteúdo protegido!