Como agia grupo criminoso de Canoas que aplicava golpe do empréstimo consignado?

Nove integrantes do grupo foram presos

CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp

A “Operação Lucas 12”, conduzida nesta quarta-feira (10), pela Delegacia Regional de Juazeiro do Norte em colaboração com o Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), do Rio Grande do Sul, apurou como a organização criminosa, que tinha base em Canoas, e era especializada em golpes de empréstimos consignados, agia contra as vítimas.

O golpe consiste em adquirir dados de possíveis vítimas, geralmente pessoas endividadas, e se passar por funcionários de instituições financeiras. Eles ofereciam propostas falsas de contratação de empréstimos consignados. Contudo, em vez de quitar as dívidas anteriores, os criminosos realizavam novos financiamentos e transferiam os fundos para suas próprias contas de terceiros envolvidos

A organização utilizava táticas como e-mails, chamadas telefônicas, WhatsApp e correspondências para aplicar o golpe. Eles usavam de alta tecnologia, empregando um discador automático e um sistema PABX (centro de distribuição telefônica), virtual para conexão de ligações de maneira sequencial e rápida.

Presos

A operação mobilizou cerca de 80 policiais e envolveu a emissão de 18 mandados de prisão e 20 de busca nas cidades de Canoas, Porto Alegre e Gravataí. O grupo é acusado de estelionato, lavagem de dinheiro e organização criminosa, afetando centenas de pessoas, nove pessoas foram presas.

Líder do grupo com grande valor na conta bancária

O líder do grupo criminoso também foi preso. Na conta bancária dele, a polícia encontrou R$ 5 milhões de reais. Dos nove presos durante a Operação Lucas 12, oito foram encontrados em Canoas.

VEJA MAIS NOTÍCIAS

CRIMINOSOS DE CANOAS SÃO PRESOS POR APLICAR GOLPE DO EMPRÉSTIMO CONSIGNADO. COMO FUNCIONA O GOLPE?

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!