Sancionada lei que substitiu sirenes de escolas por música em Esteio

Objetivo da ação é evitar o incomodo causado pelas sirenes aos alunos com austismo


Foi sancionada lei que substitiu sirenes de escolas por música em Esteio. O projeto de lei foi apresentado pelo vereador Sandro Severo (PSB) e a sancionado na último terça-feira (16). As tradicionais sirenes das escolas da rede púlica e privada serão ser substituídos para evitar o incômodo causado as crianças com Transtorno do Espectro Autista.

CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp


De acordo com PL a intenção é assegurar o pleno desenvolvimento educacional e emocional dos estudantes com deficiências e transtornos globais de desenvolvimento. O parlamentar ainda explica que a utilização de músicas agradáveis, conforme determina o projeto de lei, reduz o desconforto e pânico enfrentados por crianças e adolescentes com hipersensibilidade auditiva.


“A escolha da música deve ser realizada com a participação de profissionais especializados, garantindo que a adaptação seja feita de maneira respeitosa e eficaz”, ressaltou o vereador Severo sobre a implementação do projeto nas escolas.

Entenda o TEA


O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos.


Sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. A prevalência é maior no sexo masculino.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!