A agência suíça “IQ Air” disse na tarde desta terça-feira (10) que a qualidade do ar em Canoas “está insalubre”. A classificação da agência varia da seguinte forma: “bom”, “moderado”, “insalubre para grupos sensíveis”, “insalubre”, “muito insalubre” e “perigoso”. Essa situação é devido ao corredor de fumaça que encobre o céu no Rio Grande do Sul.
Devido a fumaça, o ar em Canoas e na Região Metropolitana tem concentração de partículas de até 2,5 micrômetros. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número está quase 12 vezes acima do índice que é recomendado.
LEIA MAIS:
- INSS realiza pente-fino no auxílio-doença e corta quase metade dos benefícios
- Sol vermelho chama a atenção de moradores do Rio Grande do Sul; Entenda o motivo
- Bolsa Família: Governo vai cortar orçamento do programa em 2025
Ainda, conforme a OMS, o diâmetro dessas partículas é menor que um fio de cabelo. Por isso, elas são capazes de ser inaladas e penetrar profundamente nos pulmões.
Ar mais poluído do mundo
De acordo com a agência, o ranking internacional apontou São Paulo como a cidade com ar mais poluído do mundo na última segunda-feira (9).
Qualidade do ar em Canoas: estado diz que qualidade do ar é boa na Região Metropolitana
Conforme nota da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA), a Fepam monitora constantemente a qualidade do ar na Região Metropolitana. Além disso, de acordo com o órgão, apenas a estação de Triunfo, onde fica um polo industrial, apresentou qualidade de ruim entre os dias 15 e 16 de agosto.
Riscos à saúde devido a condição climática
A condição climática causada pela nuvem de fumaça causa os seguintes riscos à saúde:
- Problemas respiratórios, como bronquite, asma e falta de ar;
- Doenças cardiovasculares: exposição prolongada a fumaça pode aumentar os níveis da pressão arterial;
- Irritação nos olhos, nariz e na garganta.
Para evitar problemas de saúde, os especialistas recomendam a utilização de purificadores de ar, lavagem nasal com soro, ingerir bastante água e utilizar máscaras faciais.