Os Correios já concluíram a preparação do edital para o próximo concurso, que deve ocorrer no dia 17 de novembro deste ano.
A informação é do portal Metrópoles. A escolha dessa data, sugerida pela comissão de planejamento do certame, é estratégica, pois fica entre a aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), marcada para 3 de outubro, e o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), previsto para 24 de novembro.
Para que as provas sejam realizadas na data prevista, o edital precisa ser publicado na próxima terça-feira, 17 de setembro.
LEIA MAIS:
- Bolsa Família: Confira calendário antecipado de setembro
- Pagamentos do BPC em setembro começam dia 24
- Anatel faz força tarefa para acabar com a TV Box pirata
O cumprimento desse prazo é necessário para atender ao Decreto nº 9.739/2019, que exige um intervalo mínimo de 2 meses entre a publicação do edital e a realização das provas de concursos públicos.
Sobre o concurso dos Correios
Os Correios preparam um novo concurso público para contratar 3.468 profissionais, dos quais 724 serão alocados nos Estados da Região Sul – Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Contudo, as vagas disponíveis são para cargos de nível Médio e Superior, incluindo agentes e analistas.
Assim, a divulgação dos editais para o concurso deve ocorrer no início de setembro, depois que o processo licitatório definir as bancas organizadoras.
Contudo, o nível Médio, as vagas são para o cargo de agente dos Correios, com um salário inicial de R$ 2.499,26. Porém, para os profissionais com Ensino Superior, a remuneração para o cargo de analista de Correios começa em R$ 6.852,48.
Distribuição das vagas
- Agente de Correios: Serão oferecidas 3.099 vagas, todas para profissionais com formação de nível Médio. Dessas, 696 vagas estarão localizadas na região Sul do Brasil, distribuídas entre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Distribuição das vagas no País
- Região Sudeste: 1.048 vagas
- Região Sul: 696 vagas
- Região Nordeste: 669 vagas
- Região Centro-Oeste: 446 vagas
- Região Norte: 240 vagas
Analista de Correios: Assim, serão abertas 369 oportunidades para o cargo de analista de Correios, que exige nível Superior. Contudo, são 28 vagas estarão disponíveis para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Vagas do Concurso dos Correios no Brasil
- Região Norte: 177 vagas
- Região Nordeste: 62 vagas
- Região Sudeste: 61 vagas
- Região Centro-Oeste: 41 vagas
- Região Sul: 28 vagas