19.9 C
Canoas
23 de agosto de 2025

Anvisa suspende venda de famosa marca de leite em pó

A Anvisa recomenda que os consumidores que adquiriram a fórmula Nutramigen LGG verifiquem o número do lote e os códigos de barras

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a suspensão da importação, comercialização e distribuição de lotes específicos da fórmula infantil Nutramigen LGG.

A medida foi publicada no Diário Oficial da União no dia 12 de janeiro de 2024 e foi motivada por preocupações com o risco de contaminação bacteriana.

Confira os lotes de leite em pó que a anvisa proibiu

  • ZL3FHG
  • ZL3FMH
  • ZL3FPE
  • ZL3FQD
  • ZL3FRW
  • ZL3FX

Os lotes afetados, identificados pelos códigos de barras 300871239418 e 300871239456, têm validade até 1º de janeiro de 2025. 

Embora a Reckitt/Mead Johnson Nutrition tenha fabricado a fórmula nos Estados Unidos, ela ainda não foi encontrada no mercado brasileiro, mas sua distribuição já ocorreu em diversos países, incluindo Argentina, Canadá, Colômbia, Espanha e Reino Unido.

LEIA MAIS:

A principal preocupação em relação a essa suspensão é a possibilidade de contaminação por “Cronobacter sakazakii” , uma bactéria que pode causar infecções severas em recém-nascidos e bebês prematuros. 

Contudo, as doenças graves associadas a essa contaminação estão a meningite, septicemia, enterocolite necrosante, abscessos cerebrais e necrose intestinal. 

Esses riscos aumentam devido à vulnerabilidade do sistema imunológico e do intestino dos bebês, que ainda estão em desenvolvimento.

Anvisa suspende venda de famosa marca de leite em pó

Contudo, os sintomas de infecção por Cronobacter sakazakii incluem febre, letargia, irritabilidade, dificuldade para se alimentar e icterícia. É essencial que os pais fiquem atentos a esses sinais e procurem assistência médica imediatamente se houver suspeita de infecção.

A Anvisa recomenda que os consumidores que adquiriram a fórmula Nutramigen LGG verifiquem o número do lote e os códigos de barras. Caso a validade do produto seja até 1º de janeiro de 2025, é aconselhável não utilizá-lo.

Assim, a supervisão da Mead Johnson do Brasil sobre a venda e preparação do Nutramigen LGG visa garantir que todos os produtos estejam em conformidade com as regulamentações locais, protegendo assim a saúde das crianças.

Agência GBC
Agência GBC
A Agência GBC é um portal de notícias administrado pelo Grupo Brasil de Comunicação. Com sede em Canoas, no Rio Grande do Sul, a equipe cobra fatos locais, regionais e nacionais.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS