5 C
Canoas
01 de julho de 2025

Governo federal anuncia que não haverá horário de verão

Horário de verão não esta descartado para 2025

Em entrevista coletiva realizada no início da tarde desta quarta-feira (16) o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou que não haverá horário de verão este ano. 

“Não há necessidade de decretação do horário de verão para esse verão. Nós temos a segurança energética assegurada. Há um início de processo de restabelecimento, ainda muito modesto, mas de reestabelecimento da condição hídrica. Nós temos condição de chegar depois do verão em condição de avaliar a volta dessa política para 2025”.

LEIA MAIS:

Contudo, Silveira afirmou que há a possibilidade do retorno do horário de verão em 2025, mas que a política deve passar por avaliação antes de ser implementada. O ministro reforçou que deve haver um estudo antes de decidir.

“É importante que ele (horário de verão) seja sempre considerado. Ele não pode ser fruto de uma avaliação apenas dogmática ou de cunho político, ele é uma política e tem reflexos tanto negativos quanto positivos”. 

Durante a coletiva, o ministro ressaltou que o custo benefício da implementação do novo horário seria mínimo, já que haveria a necessidade de um planejamento para que os setores da indústria se adaptassem.

Sobre o Horário de verão

É uma prática com o intuito de economizar energia e aproveitar melhor a luz do dia. Consiste em adiantar os relógios em uma hora durante os meses mais quentes do ano, geralmente na primavera e verão. 

Essa mudança visa reduzir a demanda por eletricidade à noite, já que as pessoas aproveitam a luz natural por mais tempo. Porém, o novo horário pode impactar diversos setores, como comércio e turismo e o bem-estar da população.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS