A Câmara Municipal de Canoas aprovou, em sessão plenária na última quinta-feira (24), um projeto de lei que cria o Programa de Apoio Psicológico e Social para Vítimas de Inundações no município.
O projeto é uma proposta do vereador Leandrinho (PRD) e busca oferecer suporte emocional e assistência social às pessoas afetadas pelas enchentes que atingiram diversos bairros da cidade em maio de 2024.
LEIA MAIS:
- Canoas terá sistema de sirenes de alerta para inundações; Saiba como funcionará
- Deputados aprovam pagamento de auxílio de mais de R$2 mil a vítimas da enchente
- Sancionada lei que eleva pena de feminicídios para 40 anos
O projeto tem como objetivo fornecer apoio psicológico para ajudar as vítimas a superarem o trauma emocional causado pela enchente em Canoas. A Secretaria Municipal de Saúde coordenará o programa e contará com parcerias.
Ações previstas para Canoas
- Atendimento psicológico individual e em grupo
- Encaminhamento para tratamentos especializados em casos mais graves
- Apoio social para acesso a benefícios
- Realização de atividades terapêuticas e comunitárias
Parcerias e capacitação
O projeto também prevê parcerias com instituições de ensino superior para estágios supervisionados e programas de extensão universitária, ampliando o alcance do atendimento psicológico e social. Além disso, os profissionais da rede pública de saúde serão capacitados para atender às necessidades psicossociais das vítimas.
LEIA TAMBÉM:
Organização chinesa distribui kits de colchões e itens de higiene em Canoas
Organização chinesa distribui kits de colchões e itens de higiene em Canoas nesta terça-feira (29). A entrega de cestas básicas, colchões e produtos de higiene e limpeza ocorreu na Escola Municipal Thiago Wurth, situada na avenida Rio Grande do Sul, no bairro Mathias Velho, e atraiu uma grande quantidade de moradores da região.