Um forte temporal atingiu Lajeado e Estrela, no Vale do Taquari, no final da tarde desta segunda-feira (10). A ventania e a chuva intensa começaram por volta das 17h30 e duraram cerca de 30 minutos, causando alagamentos, quedas de árvores e destelhamentos.
⚠ ATENÇÃO | Após calorão, cidade no RS é atingida por forte temporal e causa transtornos. CLIQUE NO LINK E SAIBA MAIS: https://t.co/K6xQJEgeNl pic.twitter.com/hLjsgecStv
— Agência GBC (@AgenciaGBC) February 11, 2025
Após calorão, cidade no RS é atingida por forte temporal: transtornos
Em Lajeado, o temporal provocou alagamentos e danos a veículos na área central da cidade. Segundo a prefeita Gláucia Schumacher, diversas árvores caíram, bloqueando vias e danificando carros. O coordenador da Defesa Civil do município, tenente-coronel Luís Marcelo Gonçalves Maya, confirmou que a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santo Antônio e uma igreja evangélica tiveram os telhados arrancados pela força do vento.
LEIA MAIS:
- Prefeito Airton Souza viaja para Brasília em busca de recursos para obras dos diques
- Anvisa proíbe venda de pimenta com pelo de rato
- Quando vai acabar a onda de calor no Rio Grande do Sul?
No bairro Moinhos D’Água, equipes do Corpo de Bombeiros Militar removeram árvores que obstruíram uma das vias principais. A Defesa Civil segue atuando com a distribuição de lonas e assistência às famílias afetadas.

Em Estrela, os bombeiros registraram quedas de árvores e postes de energia, que bloquearam ruas e deixaram parte da cidade sem eletricidade. Algumas casas também sofreram destelhamentos.
Calor intenso continua no RS
A onda de calor que atinge o Rio Grande do Sul desde o início de fevereiro deve continuar nos próximos dias. Segundo a Climatempo, as temperaturas seguem elevadas até quarta-feira (12), mantendo o tempo abafado em todo o Estado.
Nesta terça-feira (11), o calor persiste, mas a aproximação de uma nova frente fria no oceano pode provocar chuvas, especialmente no sul e no leste gaúcho. A previsão indica pancadas mais intensas na região da Campanha e no Extremo Sul, com ventos fortes, raios e até granizo em alguns pontos. A população deve ficar atenta a possíveis novos temporais.