A Assembleia Legislativa realiza nesta terça-feira, 31, a sessão solene de posse dos 55 deputados estaduais eleitos em 2022 e a instalação da 56ª Legislatura, que vai até 31 de janeiro de 2027. Na sessão, que ocorre às 14h no Plenário 20 de Setembro, também haverá a eleição e a transmissão de cargos da nova Mesa Diretora. Conforme acordo pluripartidário firmado entre as quatro maiores bancadas, o deputado Vilmar Zanchin, indicado pelo MDB, presidirá a Casa no primeiro ano da legislatura.
A sessão solene de instalação da nova Legislatura, dirigida pelo atual presidente do Parlamento, deputado Valdeci Oliveira (PT), inicia-se com a execução do Hino Nacional. Logo após, ele faz a leitura do compromisso regimental, conforme o artigo 7º do Regimento Interno da Assembleia Legislativa: “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição do Estado e desempenhar com toda a lealdade e dedicação o mandato que me foi confiado pelo povo rio-grandense”. Cada um dos 55 deputados eleitos, em pé, ratifica nominalmente a declaração dizendo “assim o prometo”. A partir daí, o presidente declara empossados os 55 parlamentares e instalada a 56ª Legislatura.
A seguir, Valdeci Oliveira faz seu pronunciamento de despedida na tribuna e, após, ocorre a eleição da Mesa Diretora. O eleito precisa receber a maioria absoluta dos votos (pelo menos 28), em votação nominal, registrada no painel eletrônico. Eleita a Mesa Diretora, os trabalhos passam a ser conduzidos pelo novo presidente, acompanhado do 1º secretário. O novo presidente faz então seu pronunciamento de posse. A cerimônia encerra-se com a execução do Hino Rio-grandense.
Deputados
Dos 55 deputados que tomarão posse, 31 já são parlamentares da Casa. As demais 24 vagas da 56ª Legislatura serão ocupadas por novos nomes ou por ex-deputados que retornam ao parlamento gaúcho, o que representa uma renovação de 43,63%. O percentual é inferior ao registrado nas eleições de 2018, quando a renovação superou os 50%. O número de representações partidárias se manterá em 15: a atual legislatura iniciou com 17 bancadas, mas diminuiu para 15 ao longo do tempo, com as mudanças de composição.
Confira a lista de deputados que serão empossados em 31 de janeiro
PT – Adão Pretto, Jeferson Fernandes, Laura Sito, Leonel Radde, Luiz Fernando Mainardi, Miguel Rossetto, Pepe Vargas, Sofia Cavedon, Stela Farias, Valdeci Oliveira e Zé Nunes.
PP – Adolfo Brito, Ernani Polo, Frederico Antunes, Guilherme Pasin, Joel de Igrejinha, Marcus Vinícius e Silvana Covatti.
MDB – Beto Fantinel, Edivilson Brum, Juvir Costella, Luciano Silveira, Patrícia Alba e Vilmar Zanchin.
Republicanos – Capitão Martim, Delegado Zucco, Eliana Bayer, Gustavo Victorino e Sérgio Peres.
PSDB – Delegada Nadine; Kaká D Ávila; Neri, o Carteiro; Pedro Pereira e Professor Bonatto
PL – Adriana Lara, Claudio Tatsch, Kelly Moraes, Paparico Bacchi e Rodrigo Lorenzoni
PDT – Eduardo Loureiro, Gerson Burmann, Gilmar Sossella e Luiz Marenco
União Brasil – Aloísio Classmann, Dirceu Franciscon e Dr. Thiago Duarte.
PSOL – Luciana Genro e Matheus Gomes
Podemos – Professor Cláudio e Ronaldo Santini
PCdoB – Bruna Rodrigues
Novo – Felipe Camozzato
PSB – Elton Weber
PSD – Gaúcho da Geral
PTB – Elizandro Sabino
Com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa