32.2 C
Canoas
22 de outubro de 2024

Aposentadoria especial pode ser solicitada 15 anos mais cedo; Entenda

A mudança na aposentadoria marca um avanço significativo para profissionais que enfrentam riscos no trabalho. Saiba quais são elas.

Uma nova expectativa se desenha para muitos brasileiros que trabalham em ambientes prejudiciais à saúde. Recentemente, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que reduz significativamente a idade mínima para a aposentadoria especial, assim, beneficiando aqueles expostos a agentes químicos, físicos e biológicos nocivos.

Essa proposta, chamada PLP 42/23 e apresentada pelo deputado Alberto Fraga, busca corrigir uma injustiça gerada pela reforma da previdência, que havia elevado a idade mínima para a aposentadoria especial. Além disso, com a aprovação deste projeto, os trabalhadores que enfrentavam dificuldades para se aposentar devido à idade agora poderão acessar esse direito mais rapidamente.

LEIA MAIS:

Quais profissionais têm acesso à aposentadoria especial?

A nova legislação abrange uma ampla gama de trabalhadores que enfrentam condições de risco em suas atividades diárias. Desse modo, isso inclui a diminuição da idade mínima para aqueles que atuam na indústria, como metalúrgicos e mineradores, além de profissionais que lidam com materiais perigosos, como o amianto.

Ademais, os profissionais da saúde, como aqueles que trabalham em hospitais e laboratórios onde manuseiam substâncias tóxicas, também se beneficiarão dessa mudança. Funcionários públicos, incluindo eletricistas que operam em ambientes insalubres, também se encaixam nas novas diretrizes.

Como solicitar?

Para solicitar a aposentadoria especial, é preciso reunir alguns documentos essenciais. Entre os itens necessários estão o RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho e extrato do FGTS, além de outros documentos que podem variar conforme o tipo de aposentadoria solicitada.

Após a coleta de toda a documentação, você pode acessar o site ou o aplicativo ‘Meu INSS’ para iniciar o pedido de aposentadoria especial. Essa mudança representa um avanço significativo para muitos trabalhadores brasileiros que enfrentam riscos em suas profissões.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!