Mesmo proibidos, restaurantes foram flagrados atendendo clientes após às 22h em Canoas

A fiscalização e o policiamento foram reforçados na cidade para garantir o cumprimento do decreto.

No primeiro dia de fiscalização e policiamento para garantir o cumprimento do decreto estadual que proíbe aglomerações e funcionamento do comércio com atendimento presencial ao público a partir das 22h, alguns estabelecimentos foram flagrados desrespeitando a regra em Canoas. Uma força-tarefa foi montada entre o 15° Batalhão de Polícia Militar (15° BPM), Guarda Municipal, Fiscalização de Trânsito e fiscais da prefeitura, para garantir que a determinação fosse cumprida.

O maior número de flagrantes ocorreu na avenida Doutor Sezefredo Azambuja Vieira, no bairro Marechal Rondon. Estabelecimentos seguiram recebendo clientes a partir das 22h. O efetivo fez a fiscalização e orientou os responsáveis sobre o novo decreto. Todos fecharam as portas. Um dos estabelecimentos flagrados, seguia após às 23h atendendo normalmente.

Estabelecimento tinha mais de 50 pessoas no local quando o efetivo chegou. (Foto: Jaime Zanatta/GBC)

Na avenida Boqueirão, um Pub, foi flagrado com música ao vivo por volta da meia-noite, mas sem receber novos clientes. A responsável pelo local foi orientada que o os consumidores precisam sair do local às 22h.

Por fim, um bar foi interditado na Estação Mathias Velho. No local, apenas um vidro de álcool gel era utilizado para a higienização. Todos os presentes foram orientados a saírem do local.

O que está proibido entre 22h e 5h?

O decreto detalha que a partir deste sábado até o dia 1° de março está proibida a abertura de qualquer estabelecimento que atenda ao público. Também estão proibidas: festas, reuniões, eventos, formação de filas e aglomerações de pessoas nos recintos ou em suas áreas externas. A regra da aglomeração também se estende as faixas de areia das praias, calçadas, portarias e entradas de prédios.

Do outro lado, o decreto libera os seguintes serviços para seguirem trabalhando: farmácias, clínicas médicas, hospitais, serviços agropecuários e veterinários, hotéis, postos de combustíveis – sem aglomeração – e estabelecimentos que trabalhem, exclusivamente, no modelo de tele-entrega.

O texto ainda destaca que as autoridades deverão adotar as providências cabíveis para a punição daqueles que descumprirem ou colaborarem com o descumprimento das regras estabelecidas pelo decreto. Por causa disso, a fiscalização será reforçada em todo o RS.

“Precisamos ter a colaboração de todos, de todas as idades e em qualquer bandeira, seguindo todos os protocolos obrigatórios, como uso de máscara e sem aglomerações. Estamos tendo maior vulnerabilidade ao vírus e, até que a gente consiga esclarecer os motivos desse avanço tão rápido, a prevenção é o melhor caminho”, apontou o governador.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!