CANOAS | Polícia encontrou apenas os ossos do menor torturado até a morte

Eles foram até o local e acharam os restos mortais com o apoio do Corpo de Bombeiros

Receba as notícias de Agência GBC no WhatsApp

Os restos mortais de Bruno Gonçalves dos Santos, desaparecido desde dezembro de 2020, foi encontrado em um matagal na cidade de Cachoeirinha, na Região Metropolitana. A identificação do material encontrado foi confirmada, como sendo a do menor, na última quarta-feira (22) pelo Instituto Geral de Perícias (IGP).

Entenda o caso

As últimas horas de Bruno foram movimentadas. Segundo apurado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), ele matou – com um comparsa – Thiago Pereira Viegas de 28 anos. Os três integravam a mesma facção criminosa. A ‘liderança’ do grupo torturou um dos integrantes da dupla por causa dessa morte. Bruno é suspeito de ajudar a torturar o próprio ‘colega’ que negou a autoria do crime. Ele foi liberado.

Horas depois, o grupo descobriu que Bruno teria matado Tiago. A gerente do tráfico o teria atraído até um bar no bairro Guajuviras, onde – na linguagem policial – ele foi arrebatado na noite de 10 de dezembro. Sequestrado pelos ‘colegas’, os investigadores da Polícia Civil (DHPP) suspeitam que ele foi torturado até a morte. Por denúncia anônima, os policiais ainda descobriram que ele já entrou no veículo dos ‘amigos’ ferido, pois poderia ter recebido tiros. Três dias depois, a família registrou o seu desaparecimento.

O comparsa de Bruno, que ajudou a matar Tiago, foi preso antes do Natal. Os policiais descobriram que ele e o menor, junto com a ‘chefe’, chegaram a chorar no velório do homem e que todos eram amigos já de longa data.

Já em 2021, a família do adolescente começou a cobrar os policiais informações sobre o paradeiro do jovem. A investigação apurou que circulava vídeos mostrando Bruno sendo morto a machadadas e amarrado em uma árvore em uma área de mata. Fato esse confirmado cerca de três meses depois, após outra denúncia anônima. No período, a gerente que mandava em Bruno e nos negócios dentro do ‘Beco do Cris’ acabou presa pela morte de Tiago.

Os agentes da Polícia Civil (DHPP) reviraram Canoas e cidades vizinhas atrás do corpo de Bruno seguindo pistas de denúncias anônimas. Durante o depoimento dos investigados pelo crime, um deles chegou a dizer, conforme o delegado Peternelli, que sem corpo não haveria prisão.

Restos mortais em outra cidade

Em maio, com a ajuda dos cães farejadores (General e Guria) da Companhia de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros (CEBS), os policias encontraram, em Cachoeirinha, uma ossada que poderia ser do menor. Dois fatores os levaram a acreditar na hipótese. São eles: as cordas em que ele, supostamente, foi amarrado na árvore e uma cueca que a família identificou como sendo dele. O Instituto Geral de Perícias (IGP) recolheu o material para descobrir a identidade.

Após a localização, mesmo sem a confirmação de que seria Bruno, a equipe da Polícia Civil conseguiu que a Justiça autorizasse e três criminosos foram presos pela morte do Bruno. Porém, não ficaram nem duas semanas presos. A defesa entrou com um pedido de Habeas Corpus que foi aceito pela Justiça e agora eles respondem em liberdade.

“A polícia conseguiu prender sem ter o corpo. Eles tentaram dificultar o nosso trabalho, ocultando o corpo em outra cidade”, comenta o chefe de investigação da DHPP, Daniel Pinho. Além do homicídio, os criminosos também serão indiciados por terem escondido o corpo de Bruno. Esse ato pode aumentar a pena em, no mínimo, três anos.

Agora, segundo o delegado Peternelli – responsável pelo caso –, o trabalho de investigação avança para apurar se existe a participação de mais pessoas no crime, já que um carro e um cobertor – com manchas de sangue humano – foram submetidos a perícia. O resultado deve ser entregue nos próximos dias.

Agência GBC tentou contato com as famílias e com as defesas dos mencionados, mas ainda não obteve retorno.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!