Quem é um dos maiores traficantes presos durante operação da Polícia Civil que mira líderes de facções em Canoas e região

Ele era um dos alvos da ofensiva que mira a prisão de líderes de facções que estão por trás de dezenas de homicídios na Capital

Siga a Agência GBC no Instagram

Um dos presos durante a Operação Senhores do Crime, deflagrada na manhã desta quinta-feira (8) em Canoas, Porto Alegre e mais três cidades da Região Metropolitana – é Paulo Ricardo Santos da Silva, mais conhecido como Paulão da Conceição. Ele era um dos alvos da ofensiva que mira a prisão de líderes de facções que estão por trás de dezenas de homicídios na Capital.

Paulão recebeu uma tornozeleira eletrônica em fevereiro. Ele foi beneficiado com uma prisão domiciliar humanitária pelo período de 90 dias por causa de problemas de saúde. Durante os cumprimentos de mandados, os policiais chegaram a buscar o homem, que é considerado um dos maiores traficantes de drogas do Rio Grande do Sul, mas não encontraram ele em casa.

O criminoso estava em uma residência na mesma comunidade. Ele foi encontrado com o auxílio da tornozeleira eletrônica.

Ofensiva

O objetivo é prender líderes de facções criminosas que estão disputando territórios em Porto Alegre. Os policiais cumprem 23 ordens judiciais de busca e apreensão e 32 mandados de prisão temporária em Canoas, Charqueadas, Gravataí, Guaíba e Porto Alegre

Investigação 

Os policiais apuraram que a série de homicídios ocorrida no primeiro semestre de 2022 em Porto Alegre, em especial no bairro Santa Tereza, poderia ter sido evitada se as lideranças do crime organizado tivessem concordado na divisão da área territorial do tráfico de drogas e se tivessem quitado suas dívidas entre si. Apurou-se que a cúpula das principais facções criminosas do Estado possui interligação e mantém constante negociação, intermediando a compra de armas e drogas entre si e, inclusive, fazendo acordos de paz e guerra em determinadas áreas de comunidades distantes e centrais em Porto Alegre.

A investigação também verificou uma conversa entre dois indivíduos que ocupam posições de liderança nas facções criminosas, na qual se tenta chegar a um acordo sobre a divisão de área territorial de narcotraficância em Porto Alegre. Na proposta, o criminoso tenta parar com a série de homicídios que está ocorrendo em Porto Alegre. 

Na conversa, verifica-se que se trata da Vila Conceição e parte do bairro Santa Tereza, nas quais os indivíduos tentam decidir qual facção vai traficar em determinados pontos. Ao final, verifica-se que os indivíduos não chegam a nenhum acordo e que a guerra continuará.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!