30.9 C
Canoas
13 de dezembro de 2024

RODRIGO BECKER

Rodrigo Becker é jornalista e escreve sobre política, negócios e cidade diariamente neste espaço.

CANOAS | Habeas de JJ está por um ‘quase’ para ser julgado no STJ

Antes de chegar à 6ª Turma, processo precisa de uma manifestação do Ministério Público Federal

O julgamento do habeas corpus da defesa de Jairo Jorge que pode revogar o afastamento do prefeito canoense está praticamente pronto para ser votado na 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, o STJ. O blog apurou que o processo aguarda apenas uma manifestação do Ministério Público Federal, o MPF, para entrar na pauta da turma. O parecer do MPF é uma exigência de todo processo que tramita na corte superior mesmo em casos como o de JJ que tem relação com uma investigação estadual e, portanto, fora da competência do órgão federal.

Havia uma expectativa de que o habeas pudesse ser votado nesta quarta-feira, 22. Embora a pauta da corte não tenha sido divulgada, é improvável – praticamente inviável, diria – que seja julgado nesta data. O volume de processos em análise no MPF tem esticado o prazo normal que o órgão costuma levar para emitir sua manifestação. A defesa de JJ pediu uma audiência com o procurador federal do caso. O plano é antecipar o máximo possível a entrega do parecer para que, então, o processo possa ganhar o plenário da 6ª Turma.

Numa perspectiva positiva, o julgamento do caso pode acontecer entre os dias 7 e 14 de dezembro, sempre numa quarta-feira, à tarde. A defesa do prefeito tem a prerrogativa de pedir sustentação oral dos seus argumentos, o que é visto como um elemento importante em casos como esse. Os ministros que compõe a 6ª Turma costumam acompanhar o voto do relator em praticamente 90% dos julgamentos, conforme estatística do próprio STJ. A sustentação oral é a brecha para que se detenham melhor sobre o pedido que pode devolver o prefeito ao mandato para o qual foi eleito em 2020.

Se não entrar na pauta destes dias, ainda restam as sessões virtuais da corte. Eles devem acontecer em datas ainda não divulgadas entre os dias 14 e 17 de dezembro. No dia 20, começa o recesso da Justiça Federal – o que empurraria uma decisão para janeiro do ano que vem.

Mais Lidas

ÚLTIMAS DE RODRIGO BECKER

CANOAS | O ‘pepino’ que preocupa a cidade antes e depois do retorno de...

Licitação do transporte público é um assunto que avançou pouco ou quase nada de um ano para cá

CANOAS | Chegou chegando: as metas anunciadas por Jairo Jorge para a retomada; finanças...

Prefeito elegeu cinco prioridades que vão dominar sua agenda numa espécie de 'transição por dentro' para o que vem sendo chamado de 'quarto governo' Jairo Jorge

CANOAS | ‘Debandada’ pré-JJ: secretários deixam o governo horas antes do fim do afastamento...

Felo Uequed, Pollyana Perinazzo e Luis Davi Siqueira pediram demissão do governo nesta segunda-feira, 27

CANOAS | Não esperem anúncios bombásticos de JJ nesta terça: o maestro e o...

Expectativa de retomada do mandato está sendo encarada como a chance de um 'mergulho na gestão' por partidários de Jairo Jorge

CANOAS | Terça-feira gorda: a única certeza é que Nedy subirá as escadas do...

Como prefeito em exercício ou como vice, Nedy não abrirá mão do espaço político que as urnas lhe deram em 2020
error: Conteúdo protegido!