CLEBER THOMAZI

Cleber Thomazi é advogado e escreve neste espaço sobre direito de trùnsito e imobiliårio.

ENTENDA DIREITO | 7 dicas de multas mais comuns nas férias

A legislação brasileira prevĂȘ uma sĂ©rie de infraçÔes que parecem que foram pensadas nas fĂ©rias

Tirar férias é sempre um momento de descontração, onde se busca relaxar, e esquecer dos problemas. No trùnsito não podemos deixar de cumprir as regras, caso relaxe a esse ponto, o prejuízo pode ser grande.

A legislação brasileira prevĂȘ uma sĂ©rie de infraçÔes que parecem que foram pensadas nas fĂ©rias. Vamos exemplificar:

DIRIGIR COM O BRAÇO PARA FORA

Parece um ato comum quando alguém contemplando a paisagem, mas essa pråtica é proibida, conforme o artigo 252 inciso I do CTB, e gera multa média com 4 pontos na habilitação.

MOTORISTA TRANSPORTANDO PESSOA, ANIMAL OU OBJETO À SUA ESQUERDA OU NO COLO

Devemos cuidar com aqueles pacotes no colo. Cachorrinho junto com o motorista olhando para fora, parece simpåtico, mas é proibido. Transportar pessoa ou criança no colo do motorista nem se fala, não pode. O mesmo artigo citado acima, o artigo 252 inciso II do CTB, pune essas pråticas com multa média com 4 pontos na habilitação.

DIRIGIR DE SANDÁLIAS DE TIRAS

Estå saindo da praia, bem tranquilão, de chinelos, lembre-se que não pode dirigir assim. O essencial é com calçado firme, ou sem calçado, de pés descalços. E cuidado com aquela pråtica de colocar o chinelo para o lado apenas, é bom que não esteja junto ao motorista para evitar incomodação. Essa pråtica pode gerar infração, conforme artigo 252 inciso IV do CTB, sendo de categoria média com 4 pontos na carteira.

Existem outras infraçÔes mais conhecidas de todos, mas que nas férias tornam-se muito frequentes, como:

DIRIGIR SOB EFEITO DE ÁLCOOL OU OUTRA SUBSTÂNCIA ENTORPECENTE

Praticamente todos sabem que dirigir sob efeito de ĂĄlcool Ă© proibido, porĂ©m alĂ©m da bebida tambĂ©m Ă© proibido drogas, sendo consideradas substĂąncias entorpecentes que causam dependĂȘncia. EntĂŁo se for pego na barreira com sinais de que estava fumando maconha, por exemplo, poderĂĄ ser autuado. Esta autuação estĂĄ prevista no artigo 165 do CTB, gera alĂ©m da multa de 10x o valor da infração gravĂ­ssima, uma suspensĂŁo de 12meses da carteira, e apreensĂŁo do documento no ato da abordagem.

RECUSA AO BAFÔMETRO

Essa Ă© bem conhecida inclusive fora das fĂ©rias, mas nessa temporada aumentam a incidĂȘncia. O segredo Ă© nĂŁo beber, se beber nĂŁo dirigir. Para aqueles que se conhecem, e bebem um pouco, aguardam algumas horas, e sentem-se que nĂŁo possuem mais vestĂ­gios de ĂĄlcool no corpo devem fazer o teste quando abordados. A prĂĄtica de recusar prevĂȘ a mesma infração daquele que conduz sob efeito de ĂĄlcool, e estĂĄ prevista no artigo 165-A do CTB, gera alĂ©m da multa de 10x o valor da infração gravĂ­ssima, uma suspensĂŁo de 12meses da carteira, e apreensĂŁo do documento no ato da abordagem.

ESTACIONAR EM LOCAL NÃO PERMITIDO

Bom, para essa prĂĄtica o CĂłdigo de TrĂąnsito foi minucioso, prevĂȘ no artigo 181, em 20 tipos de atos infracionais, e mais alguns desdobramentos. Deixo ainda aqui a dica, cuidado com aquela ideia que estamos na praia e ninguĂ©m vai guinchar seu carro, em alguns municĂ­pios a fiscalização tem recolhido os veĂ­culos em situação irregular com empilhadeira, diante da dificuldade de acesso aos guinchos. Fique atento onde irĂĄ estacionar, saia preparado para pagar estacionamento particular em algumas praias normalmente bastante concorridas, e evite a multa e ficar a pĂ© em plenas fĂ©rias, tendo que pagar guincho e depĂłsito para retirar o veĂ­culo.

EXCESSO DE VELOCIDADE

Muito comum nas grandes cidades, pois as pessoas vivem atrasadas. Nas fĂ©rias tambĂ©m geram um grande nĂșmero de infraçÔes a prĂĄtica de conduzir veĂ­culo acima da velocidade, mesmo as pessoas estando para relaxar, mesmo cientes que grande patĂȘ dos acidentes ocorre por causa dessa prĂĄtica. Conselho: vĂĄ com calma, curta a paisagem, aproveite as fĂ©rias, e evite riscos e multa indesejada. O artigo 218 do CTB, em trĂȘs incisos prevĂȘ desde a infração mĂ©dia, atĂ© a gravĂ­ssima que Ă© conduzir acima dos 50% da velocidade mĂĄxima, que alĂ©m da multa de 3x a gravĂ­ssima ainda gera suspensĂŁo da carteira. Outra dica, o equipamento de velocidade possui uma margem de erro de 7km/h, e nĂŁo de 10% como muitos motoristas entendem, fique atento.

Depois de analisar essas 7 dicas de infraçÔes comuns nas férias, viaje com segurança, revise seu veículo antes de viajar, curta a paisagem e seus companheiros de viagem.

Assim, espero pode ter contribuĂ­do trazendo essas dicas para evitar multas nas fĂ©rias. Abaixo segue meu contato, caso tenha alguma dĂșvida jurĂ­dica, com relação ao direito de trĂąnsito ou Direito ImobiliĂĄrio, pode me enviar, que espero poder trazer as respostas neste canal.

Cléber Thomazi
OAB/RS 115.336

Instagram: @drthomazi
Instagram: @thomaziassessoria
Facebook: @thomaziassessoriars
www.thomaziassessoria.com.br

Mais Lidas

ÚLTIMAS DE CLEBER THOMAZI

ATENÇÃO: Ficou sem luz? Saiba quais são seus direitos

Para caracterizar uma ação indenizatória, é necessårio ter ficado no mínimo dois dias sem energia elétrica

Conheça seus direitos em caso de energia elétrica

O Código de Defesa do Consumidor coloca a concessionåria de energia elétrica como responsåvel objetiva pelos danos causados durante a prestação do serviço.
RestriçÔes no Serasa e SPC podem ser resolvidas antes do pagamento de dívidas

ENTENDA DIREITO: Nome sujo no órgão de proteção ao crédito: notificação e nulidade

A legislação brasileira Ă© clara: a ausĂȘncia de notificação adequada de uma dĂ­vida impede que a inscrição nos ĂłrgĂŁos de proteção ao crĂ©dito seja vĂĄlida.

ENTENDA DIREITO | Saiba as clĂĄusulas que nĂŁo podem faltar em um contrato de...

Essas informaçÔes serĂŁo uteis para vocĂȘ conferir um contrato de compra e venda e evitar que sua negociação falte itens importantes

ENTENDA DIREITO | Saiba mais sobre a exigĂȘncia do exame toxicolĂłgico para caminhoneiros e...

A exigĂȘncia do exame toxicolĂłgico para motoristas profissionais tem sido um tema de grande relevĂąncia no cenĂĄrio do direito de trĂąnsito no Brasil
error: ConteĂșdo protegido!